Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Esse BMW X5 a diesel foi fundamental para o elétrico iX chegar ao Brasil

SUV com motor a diesel e dois quadro de instrumentos rodou mais de 40.000 km para viabilizar a venda de SUV elétrico no país

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 fev 2022, 06h00
bmw x5 teste ix (4)
 (Flagra do leitor/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Era certo: quase toda semana, por quase dois anos, pelo menos um leitor enviava um flagra de um BMW X5 todo camuflado rodando no Brasil. Não fosse pela camuflagem, o SUV passaria batido pelas vias brasileiras, porque ele já estava à venda no país. Agora, porém, a BMW acabou com o mistério por trás desse carro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Esse carro é diferente por ter mecânica diesel e por ter servido como plataforma de testes para toda a interface eletrônica do BMW iX, mas integrada ao X5. Para isso, adaptaram as duas telas do SUV elétrico no painel do X5, que preservava seu quadro de instrumentos original sobre elas.

A engenharia da BMW também instalou equipamentos de medição e data loggers, que registravam o padrão de cada problema apresentado.

bmw x5 teste ix (4)
(Flagra do leitor/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

E a missão era justamente essa: encontrar problemas com o sistema e ajudar no desenvolvimento de toda a interface eletrônica. Para isso, esse carro rodou mais de 40.000 km entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais entre junho de 2020 e novembro de 2021.

No Brasil, os testes envolveram toda a validação do sistema de infoentretenimento e do sistema operacional, incluindo sua interface, os comandos por voz em português, comandos táteis e os comandos por gestos, além da integração de aplicativos e softwares e o uso de chave digital.

Hebert Negele comanda a engenharia da BMW no Brasil
Hebert Negele comanda a engenharia da BMW no Brasil (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade
bmw x5 teste ix (4)
(Flagra do leitor/Quatro Rodas)

Esses testes também foram reproduzidos por outros centros de desenvolvimento da BMW no mundo, nos Estados Unidos, na China, no Japão e na Coreia do Sul, e eram sempre especificados pela matriz, na Alemanha.

bmw x5
(Carlos Simōes/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

De acordo com o Diretor de Engenharia da BMW do Brasil, Hebert Negele, o Brasil reportou quase 1.000 erros ao longo dos testes. A maioria estava relacionada ao sistema de navegação, seguido pelos comandos por voz, pelos sistemas multimídia e pela integração com o Apple Carplay.

“Também notamos muitos problemas de interação com sinais de TV por conta das características do Brasil”, explica Negele.

bmw x6 em teste
(Marcos Maruju/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O trabalho da equipe de Hebert não para. Um sinal claro disso são os muitos flagras enviados por nossos leitores de um certo BMW X6 com o mesmo padrão de camuflagem. Seria o teste da interface eletrônica do BMW i7, futuro sedã elétrico topo de linha da marca? Descobriremos, talvez, em 2023.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.