Era certo: quase toda semana, por quase dois anos, pelo menos um leitor enviava um flagra de um BMW X5 todo camuflado rodando no Brasil. Não fosse pela camuflagem, o SUV passaria batido pelas vias brasileiras, porque ele já estava à venda no país. Agora, porém, a BMW acabou com o mistério por trás desse carro.
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Esse carro é diferente por ter mecânica diesel e por ter servido como plataforma de testes para toda a interface eletrônica do BMW iX, mas integrada ao X5. Para isso, adaptaram as duas telas do SUV elétrico no painel do X5, que preservava seu quadro de instrumentos original sobre elas.
A engenharia da BMW também instalou equipamentos de medição e data loggers, que registravam o padrão de cada problema apresentado.
E a missão era justamente essa: encontrar problemas com o sistema e ajudar no desenvolvimento de toda a interface eletrônica. Para isso, esse carro rodou mais de 40.000 km entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais entre junho de 2020 e novembro de 2021.
No Brasil, os testes envolveram toda a validação do sistema de infoentretenimento e do sistema operacional, incluindo sua interface, os comandos por voz em português, comandos táteis e os comandos por gestos, além da integração de aplicativos e softwares e o uso de chave digital.
Esses testes também foram reproduzidos por outros centros de desenvolvimento da BMW no mundo, nos Estados Unidos, na China, no Japão e na Coreia do Sul, e eram sempre especificados pela matriz, na Alemanha.
De acordo com o Diretor de Engenharia da BMW do Brasil, Hebert Negele, o Brasil reportou quase 1.000 erros ao longo dos testes. A maioria estava relacionada ao sistema de navegação, seguido pelos comandos por voz, pelos sistemas multimídia e pela integração com o Apple Carplay.
“Também notamos muitos problemas de interação com sinais de TV por conta das características do Brasil”, explica Negele.
O trabalho da equipe de Hebert não para. Um sinal claro disso são os muitos flagras enviados por nossos leitores de um certo BMW X6 com o mesmo padrão de camuflagem. Seria o teste da interface eletrônica do BMW i7, futuro sedã elétrico topo de linha da marca? Descobriremos, talvez, em 2023.