Durante a Guerra Fria, alguns trens terrestres foram fabricados, sendo uma espécie de bunkers móveis ou um trailer gigantesco. Desenvolvido pela LeTourneau Technologies, o TC-497 tem 150 metros de comprimento e rodas gigantes para enfrentar qualquer terreno.
Mesmo sendo construído na Segunda Guerra Mundial, ele não teve tanta utilidade e restaram poucos no mundo. Mesmo assim, o youtuber escocês Calum, encontrou uma unidade conservada e gravou um vídeo mostrando o veículo e contando sua história. Confira o vídeo completo abaixo:
O trem tinha cerca de 170 metros de comprimento e suas rodas funcionavam eletricamente por motores de cubo. A eletricidade era gerada por motores de turbina a gás — um deles localizado na cabine de controle enquanto os outros nos carros de força dedicados a isso.
Além de poder transportar toneladas de cargas, o TC-497 tinha dormitórios, cozinha e um banheiro. Atrás dos quartos há uma sala de máquinas, onde ficava o gerador. Há também escadas que levam a cabine onde ele era conduzido. Para dirigi-lo eram usadas duas alavancas rotativas, controlando sua direção e velocidade. Dentro dessa cabine é possível ver interruptores e botões de discagem para comunicação que, obviamente, não funcionam mais.
Alguns outros trens terrestres da LeTourneau podem ser vistos no canal de Calum. A empresa construiu muitos outros trens terrestres, porém poucos estão conservados.