Parece uma Ferrari 250 GTO, mas esta é uma Ferrari 330 LM e tem tudo para se tornar a Ferrari mais cara já vendida. O modelo por si só já vale um bocado: trata-se de um carro feito pela Scaglietti em 1962 sobre a base da Ferrari 250 GTO.
O visual é praticamente idêntico, mas a mecânica é diferente, pois foi usado em competições. Mais que isso: esse exemplar com chassi de número 3765 (uma das 34 unidades produzidas) foi o único que correu sob a propriedade direta da Scuderia Ferrari. De todas, esta também é a mais parecida com a lendária 250 GTO.
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Acontece que àquela altura a Ferrari 250 GTO não atendia às normas da FIA para competições e a Ferrari queria seguir competindo em competições como a 24 Horas de Le Mans. Assim nasceu a Ferrari 330 LM, que é ligeiramente maior em todas as dimensões para que pudesse receber um motor V12 4.0 de 390 cv no lugar do V12 3.0 de 300 cv original. O câmbio de quatro marchas passou a ser de cinco com multidiscos de embreagem.
A modificação deu certo, pois durante sua atuaçãoa Ferrari 330 LM teve feitos importantes como uma vitória na sua categoria e um 2º lugar geral nos 1.000 Km de Nürburgring, em 1962. No mesmo ano, ela também participou das 24 horas de Le Mans, sendo guiada por Mike Parkes e Lorenzo Bandini, mas abandonou por um defeito mecânico.
Em 1964 o carro foi vendido a um cliente particular, que pagou 6.000 dólares (cerca de 60.000 dólares atualmente). Antes disso o motor V12 4.0 foi trocado pelo V12 3.0 da 250 GTO.
Atualmente o carro pertence ao colecionador de Ferrari Jim Jaeger. Ele adquiriu o veículo em 1985, por U$ 500.000, do ex-engenheiro da Ford, Fred Leydorf, que documentou boa parte da história do veículo. Jaeger restaurou a 250 GTO e reintroduziu o 4.0 V12, mas tempos depois o 3.0 voltou a substituí-lo.
Pode parecer estranho, mas essas trocas de motor eram comuns nos esportivos antigos. Os engenheiros faziam isso para que um mesmo chassi pudesse correr em diferentes classes
Tudo indica que os lances na nesta 330 LM partirão de U$ 60 milhões. Contudo, por conta de toda história que o carro carrega, acredita-se que o valor final poderá ultrapassar o recorde dos U$ 70 milhões (equivalente a mais de R$ 350 milhões), que pertence a outra 250 GTO, vendida em 2018 em uma negociação particular.
O milionário que conseguir arrematar este carro no leilão, não só vai levar uma bela obra de arte para casa, como também um esportivo funcional. Jaeger garante que sua Ferrari 330 LM com motor da 250 GTO ainda corre, e muito bem!
“A melhor palavra que você pode usar para descrever este carro é ‘visceral’. Isto é diferente de absolutamente tudo que eu já dirigi. Não é tão rápido quanto o novo Corvette Z06 porque tem apenas 300 cavalos de potência, mas estimula os sentidos. Realmente os estimula.”, contou o proprietário à casa de leilões Hemmings há alguns anos.