Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Esta é a Mercedes Classe X que trocou o luxo pelo trabalho pesado

Picape alemã promete um nível de luxo jamais visto no segmento. Mas também quer concorrer entre as utilitárias feitas para aguentar peso e rotinas difíceis

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 jul 2017, 17h40
mercedes-benz_x-klasse_pure_5
Rodas de aço com calotas dão aspecto de carro de frota para a Classe X (Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes-Benz Classe X é a primeira picape média de uma marca premium no mundo. A promessa é oferecer um nível de luxo e conforto ainda não visto no segmento. Mas o glamour dos sedãs da marca não será visto em todas as suas versões.

Se a versão topo de linha Power é bem servida de equipamentos e tem abamento refinado, com couro costurado no painel e detalhes de aço escovado e plásticos laqueados, a versão de entrada é mais simples até que a Nissan Frontier.

Aliás, a Classe X compartilha componentes e estrutura com a marca japonesa e também com a Renault. A gente conta a história aqui.

mercedes-benz_x-klasse_pure_9
Vidros traseiros são protegidos por grade, mas não há santoantonio (Divulgação/Mercedes-Benz)

A versão em questão é a Pure, que segue a receita das versões de entrada de picapes compactas brasileiras, como a VW Saveiro Robust e a Fiat Strada Working.

Há rodas de aço aro 17″ prateadas com calotinhas centrais, para-choques sem pintura, grade frontal sem acabamento prateado e grade de proteção para o vidro traseiro.

Continua após a publicidade
mercedes-benz_x-klasse_pure_3
Protetor de caçamba não é equipamento de série da versão Pure (Divulgação/Mercedes-Benz)

Por dentro, a Classe X Pure tem plásticos duros no painel e nas portas, mas mantém o revestimento emborrachado no apoio de braço. Também não há detalhes cromados nas saídas de ar e a faixa central do painel é um simples plástico texturizado. Os bancos são revestidos de tecido.

O ambiente interno remete às versões mais básicas das vans Vito e Sprinter. Mas há alguns bônus. O quadro de instrumentos mantém a tela colorida para o computador de bordo e a central multimídia, anda que com tela menor e sem leitor de CD, está mantida. Ela pode ser controlada pelos comandos no volante ou por seletor no console central.

mercedes-benz_x-klasse_pure_27
Painel simples remete às Sprinter e Vito mais básicas (Divulgação/Mercedes-Benz)

Ar-condicionado, direção hidráulica e sensores de estacionamento frontais e traseiros também estão garantidos, mas auxílio de estacionamento semiautônomo será opcional.

A Classe X Pure terá duas opções de motor, 2.0 turbo com injeção direta de gasolina de 165 cv (X 200) e o 2.3 turbodiesel de 163 cv (X 220d). Por padrão, terão câmbio manual de seis marchas e tração traseira.

Continua após a publicidade

A versão diesel terá opção de câmbio automático de sete marchas e tração 4×4.

mercedes-benz_x-klasse_pure
Carroceria preta ajuda a disfarçar os para-choques sem pintura. Mas há faróis de neblina e sensores de estacionamento frontais (Divulgação/Mercedes-Benz)

A capacidade de carga é boa, de 1.043 kg. A de reboque é de 3.500 kg. Fora da Europa ela terá altura livre do solo maior, de 22 cm, e capacidade de imersão de 60 cm.

Para dividir bem o público das versões da Classe X, as versões de entrada da picape serão vendidas em concessionárias de veículos comerciais e caminhões. Já as versões mais luxuosas e potentes ficarão nos mesmos showrooms dos automóveis de passeio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.