Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Esta Ferrari F40 é uma réplica feita no Brasil e tem 400 cv

Empresário trabalhou 10 anos na construção de réplica perfeita da F40

Por Isadora Carvalho
24 dez 2023, 19h46
Réplica da Ferrari F40 feita pelo empresário Renato Castilho
Réplica tem especificações muito próximas da F40 original (Andre Lessa/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Dentro de um pequeno galpão, o empresário Renato Castilho, 42 anos, mesclou fibra de vidro a chapas de ferro, peças originais e componentes genéricos. Assim, deu vida a uma réplica fiel da mítica Ferrari F40.

A empreitada, fruto de uma paixão por esportivos, já tem dez anos – e ainda não foi 100% concluída, apesar das centenas de horas enfurnado numa oficina. A década de dedicação inclui noites em claro debruçado sobre manuais de manutenção, muito tempo de garimpo virtual atrás de peças e até o desenvolvimento de ferramentas específicas.

No período, o construtor estima ter investido cerca de 300.000 reais no hobby. “Não tinha ideia de quanto iria gastar, apenas a certeza de querer algo exclusivo. Nem cogitava comprar um carro pronto”, diz.

Castilho é apaixonado por carros desde a infância e até desejava ser mecânico, antes de seu rumo profissional ser definido. Não lhe bastava restaurar um antigo ou cuidar de um esportivo comprado na loja. “Queria pôr a mão na massa e construir eu mesmo o carro”, afirma.

Réplica da Ferrari F40 feita pelo empresário Renato Castilho
(Andre Lessa/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Com o desejo de ter um esportivo, decidiu que iria replicar uma F40 porque, para Castilho, o modelo é o que mais bem traduz o espírito de esportividade em um automóvel. A ideia inicial era adquirir o chassi e a carroceria prontos, para fazer apenas a mecânica e o acabamento, mas o trabalho de uma empresa especializada em réplicas deixou a desejar.

Castilho teve de partir do zero. “Até cheguei a me arrepender, mas nunca pensei em desistir”, afirma. Com o tempo, aprendeu modelagem e técnicas de construção de chassi. Uma miniatura 1:12 foi utilizada como referência e a construção levou dois anos com ajuda do laminador de fibra Paulo Butari. O motor V6 4.2 veio da Ford F-250 e a suspensão foi feita sob medida. Faltam acertos mecânicos, mas ainda este ano Castilho deve, finalmente, acelerar fundo seu esportivo feito à mão.

Continua após a publicidade
FICHA TÉCNICA
Motor central, longit., V6, biturbo
Cilindrada 4198 cm³
Potência 400 cv a 4500 rpm
Torque 52 mkgf a 2250 rpm
Câmbio manual, 5 marchas, tração traseira
Dimensões comprimento, 443 cm; largura, 198 cm; altura, 113 cm; entre- eixos, 245 cm
Peso 1350 kg

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.