Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Este Fusca está à venda por quase R$ 1,6 milhão. Por que vale tanto?

Raro modelo 1.2 com sistema elétrico de 6 volts rodou apenas 22 milhas, o equivalente a 35,4 quilômetros, durante 56 anos de vida

Por Renan Bandeira
Atualizado em 31 dez 2020, 16h03 - Publicado em 29 jun 2020, 16h02

Captura de Tela 2020-06-29 às 14.29.48

No mercado de carros clássicos, quanto mais raro é um veículo, maior é seu valor na hora da negociação. No entanto, um Volkswagen Fusca tem chamado atenção nos Estados Unidos.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O veículo de 1964 está a venda por nada mais, nada menos, que US$ 290.000 (cerca de R$ 1,6 milhão), no site da Hemmings.

Diferentemente dos usados e seminovos, o valor de um veículo antigo não é baseado na tabela média de preços, mas em seu estado conservação e originalidade.

Continua após a publicidade

Fusca-1964-1

E os dois fatores citados acima são as principais características deste exemplar.

No mesmo ano em que foi fabricado, o Fusquinha 64 foi comprado por Rudy Zvarich na concessionária de Gilbert e Seibel, localizada em Vancouver, Washington (EUA).

Fusca-1964-3
(Hemmings/Reprodução)

Naquela época, o colecionador de veículos buscava um Fusca reserva para seu modelo de 1957, caso apresentasse algum problema e precisasse ser substituído.

Mas, ao que parece, o veículo de 1957 nunca deu um problema sequer, já que o hodômetro do modelo de 1964 marca apenas 22 milhas rodadas (equivalente a 35,4 quilômetros).

Fusca-1964-7
(Hemmings/Reprodução)

O Fusca ficou guardado e bem protegido durante todo esse tempo, sem receber nenhuma alteração em suas características originais. Foi colocado à venda pelo sobrinho de Zvarich após sua morte, em 2014.

Continua após a publicidade

Fusca-1964-8

A pedida do herdeiro assusta mas, de acordo com o ex-presidente do Fusca Clube do Brasil, Alexander Gromow, os valores do Fusca no mercado norte-americano são um tanto “peculiares”.

Além disso, ele afirma que “não seria correto comparar o valor deste carro com o valor de um 1964, alemão, vendido para os EUA, e malhado todos esses anos. Este é um caso especialíssimo.”

Fusca-1964-20

Continua após a publicidade

A fala do especialista se dá pelas características e particularidades que envolvem o veículo. A carroceria, por exemplo, nunca foi lavada. Já o acabamento interno parece ter sido fabricado há pouco tempo.

Fusca-1964-31

As calotas, limpadores de para-brisa e retrovisor originais, ainda embalados na caixa, de fábrica, provam que o veículo não viu a luz do sol durante todo esse tempo.

Fusca-1964-36

Continua após a publicidade

Além disso, sua bateria original nunca foi instalada e acompanha o veículo – no dia em que foi retirado da concessionária, Zvarich havia levado uma outra bateria para dar partida no Fusca.

Outra raridade é o seu motor traseiro de quatro-cilindros contrapostos de 1,2 litro, que gera 36 cv e 7,7 kgfm de torque, e seu sistema elétrico 6 volts.

Fusca-1964-28

Para Gromow, o valor do Fusca também se justifica por ser considerado o modelo mais antigo nas condições de zero-quilômetro, e deveria ser destinado a algum museu.

Continua após a publicidade
Fusca-1964
(Reprodução/Internet)

“Este é um Fusca 1964 zero-quilômetro. O seu valor é por ser considerado o Fusca mais antigo nestas condições. Certamente é um carro para um museu e não para uso, mesmo porque seria necessária uma restauração com troca de diversos itens que devem ter ressecado e estragado pela inatividade”, afirmou.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição 734
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.