Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Este ônibus tem aerodinâmica melhor que a de um Volkswagen Up!

Coletivo carrega até 83 passageiros, tem motor de 510 cv e tanque de combustível para 540 litros

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 ago 2018, 20h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Setra Double-Decker S 531 DT (5)
    Ônibus tem equipamentos semelhantes aos dos sedãs da Mercedes (Setra/Divulgação)

    A Setra é uma fabricante de ônibus alemã que pertence à Daimler – que também é dona da Mercedes-Benz.

    Sua mais nova criação é o ônibus mais luxuoso do mundo, que, apesar do seu formato, é mais aerodinâmico do que um Volkswagen Up!.

    O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Setra Double-Decker S 531 DT é 0,35, quando o Up! nacional tem 0,367 com seu formato de caixinha de leite. Sandero e Uno têm a mesma aerodinâmica do ônibus. 

    Continua após a publicidade
    Setra Double-Decker S 531 DT (7)
    Coeficiente aerodinâmico deste Setra é o mesmo de carros de passeio (Setra/Divulgação)

    Nos automóveis, o resultado da Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo.

    Setra Double-Decker S 531 DT (8)
    Compartimento de carga é maior que o de uma van de carga (Setra/Divulgação)

    Mas a aerodinâmica é um pouco mais abrangente e também tem relação com a área frontal do veículo e com seu tamanho. Ainda assim, o S 531 DT surpreende considerando seus dois andares, os 14 metros de comprimento e a capacidade para até 83 passageiros.

    Setra Double-Decker S 531 DT (4)
    Quadro de instrumentos é completo e tem tela de TFT (Setra/Divulgação)

    O compartimento de bagagem, por exemplo, tem 8,4 metros cúbicos quando um Citroën Jumpy tem 6,6. O tanque de combustível também é enorme: são 540 litros, mas, como opcionais, há reservatórios extras de 170 e 270 litros.

    Continua após a publicidade
    Setra Double-Decker S 531 DT (6)
    Motor 12.8 também está mais eficiente (Setra/Divulgação)

    De acordo com a Daimler, a aerodinâmica melhora o rendimento do motor seis cilindros 12.8 (510 cv e 254,9 mkgf a 1.100 rpm) a ponto de economizar 3.000 litros de diesel a cada 100.000 km rodados.

    O Classe S dos ônibus

    Para garantir o título de ônibus mais luxuoso do mundo, o Setra S 531 DT recorreu a soluções que a Daimler já tem. Dos Classe C e S veio o dispersador de fragrâncias no ar-condicionado.

    Continua após a publicidade
    Setra Double-Decker S 531 DT (2)
    Motorista tem vários equipamentos de alta tecnologia a sua disposição (Setra/Divulgação)

    Também a exemplo dos Mercedes mais recentes, o busão de luxo tem o sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 4.

    Ele para o ônibus para evitar atropelamentos e acidentes. É capaz de detectar obstáculos a 250 metros, pedestres a 80 e motos e bicicletas a 160 metros.

    Continua após a publicidade
    Setra Double-Decker S 531 DT (10)
    Ônibus leva até 83 passageiros (Setra)

    Também há alertas de pontos cegos, que já vem sendo usado em caminhões da Mercedes na Europa. Há vários sensores ao redor do ônibus para alertar o motorista sobre pessoas ou objetos nas imediações, seja em manobras ou em mudanças de faixa.

    Setra Double-Decker S 531 DT (12)
    Há teto-solar e mesinhas para a viagem (Setra/Divulgação)

    Como boa parte dos ônibus de turismo, esse Setra tem interior modular. Mas a grande sacada é que os assentos podem ser deslocados a qualquer momento para ampliar o espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.

    Além disso, seu banheiro foi concebido para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

    Há outras soluções interessantes, como vários tetos solares, janelas maiores, partida por botão, central com GPS e acendimento automático dos faróis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.