A Setra é uma fabricante de ônibus alemã que pertence à Daimler – que também é dona da Mercedes-Benz.
Sua mais nova criação é o ônibus mais luxuoso do mundo, que, apesar do seu formato, é mais aerodinâmico do que um Volkswagen Up!.
O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Setra Double-Decker S 531 DT é 0,35, quando o Up! nacional tem 0,367 com seu formato de caixinha de leite. Sandero e Uno têm a mesma aerodinâmica do ônibus.
Nos automóveis, o resultado da Cx é obtido em túneis de vento, câmaras com ventiladores superpotentes que mostram como o ar se desloca pela carroceria do veículo. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais aerodinâmico é o veículo.
Mas a aerodinâmica é um pouco mais abrangente e também tem relação com a área frontal do veículo e com seu tamanho. Ainda assim, o S 531 DT surpreende considerando seus dois andares, os 14 metros de comprimento e a capacidade para até 83 passageiros.
O compartimento de bagagem, por exemplo, tem 8,4 metros cúbicos quando um Citroën Jumpy tem 6,6. O tanque de combustível também é enorme: são 540 litros, mas, como opcionais, há reservatórios extras de 170 e 270 litros.
De acordo com a Daimler, a aerodinâmica melhora o rendimento do motor seis cilindros 12.8 (510 cv e 254,9 mkgf a 1.100 rpm) a ponto de economizar 3.000 litros de diesel a cada 100.000 km rodados.
O Classe S dos ônibus
Para garantir o título de ônibus mais luxuoso do mundo, o Setra S 531 DT recorreu a soluções que a Daimler já tem. Dos Classe C e S veio o dispersador de fragrâncias no ar-condicionado.
Também a exemplo dos Mercedes mais recentes, o busão de luxo tem o sistema de frenagem de emergência Active Brake Assist 4.
Ele para o ônibus para evitar atropelamentos e acidentes. É capaz de detectar obstáculos a 250 metros, pedestres a 80 e motos e bicicletas a 160 metros.
Também há alertas de pontos cegos, que já vem sendo usado em caminhões da Mercedes na Europa. Há vários sensores ao redor do ônibus para alertar o motorista sobre pessoas ou objetos nas imediações, seja em manobras ou em mudanças de faixa.
Como boa parte dos ônibus de turismo, esse Setra tem interior modular. Mas a grande sacada é que os assentos podem ser deslocados a qualquer momento para ampliar o espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.
Além disso, seu banheiro foi concebido para aproveitar ao máximo o espaço disponível.
Há outras soluções interessantes, como vários tetos solares, janelas maiores, partida por botão, central com GPS e acendimento automático dos faróis.