Estes cinco SUVs estão esquecidos pelo mercado, mas merecem sua atenção
EcoSport, Tucson, Eclipse Cross, Vitara e Equinox podem até já ter tido momentos de glória, mas agora apostam no custo-benefício para conquistar a clientela
Se você analisar, carros são como artistas: despertam a curiosidade do público, protagonizam capas de revista e têm momentos de fama. E também podem cair no ostracismo – ainda que continuem sendo bons no que fazem.
Separamos cinco exemplos de SUVs que, no passado, fizeram sucesso aqui. Só que, nos dias atuais, acabaram um pouco esquecidos pelo mercado. Isso não é necessariamente ruim e pode ser a chance garantir bom negócio.
Confira cinco exemplo de utilitários que estão esquecidos, mas valem a compra:
Chevrolet Equinox
O SUV da Chevrolet é relativamente novo por aqui. Afinal, ele chegou ao Brasil em 2017. E não é que a pandemia da Covid-19 garantiu fôlego extra ao modelo atual? Isso porque a reestilização já revelada acabou postergada.
E se antes o foco parecia ser desempenho – mérito do motor 2.0 turbo de 262 cv emprestado do Camaro de entrada nos EUA –, agora, parece apostar mais pelo espaço interno amplo e pela relação custo-benefício da opção LT.
Importado do México, o utilitário tem motorização 1.5 turbo a gasolina de 177 cv nas opções mais baratas e lista de equipamentos semelhante às dos principais rivais. E, na topo de linha, há até sistemas semiautônomos de série.
Ford EcoSport
O utilitário feito em Camaçari (BA) já viveu dias de glória: foi criador da categoria de SUVs compactos e passou anos sem nenhum rival. Mas esse cenário mudou e há alguns anos o EcoSport já não figura entre os líderes de venda.
Desenvolvida globalmente, a segunda geração do modelo acabou limitada aos 4 metros para garantir isenções na Índia. Acabou se tornando um dos menores do segmento, além de sofrer com acabamento ruim e câmbio Powershift.
Mas parte da recuperação veio com a última reestilização: cabine mais refinada, lista de equipamentos mais recheada e opção de dupla embreagem aposentada. Nos dias atuais, os preços partem de R$ 77.996 na configuração SE.
Hyundai Tucson
Nosso Hyundai Tucson já não é nada “new” – apelido que ganhou por aqui, para diferenciar da primeira geração, ainda à venda na época. Isso porque o visual já está dois anos atrasado em relação ao SUV reestilizado dos EUA.
Se você não liga tanto assim para o desenho, saiba que o sul-coreano (que, na verdade, é feito no Brasil) ainda tem qualidades para disputar clientela, como o amplo espaço interno e o eficiente motor 1.6 turbo flex de 177 cv.
Entre os equipamentos, há teto solar panorâmico e central multimídia mesmo na opção GLS, mais barata, que custa R$ 139.900. Só que nem tudo são flores: a nova geração está em teste lá fora e deve ser revelada em breve.
Mitsubishi Eclipse Cross
Polêmicas à parte por conta do nome – isso para não falar da traseira de gosto duvidoso –, o Eclipse Cross chegou completão ao Brasil. Mas, de lá para cá, já recebeu novas versões mais baratas e, agora, fabricadas por aqui.
Talvez o destaque do SUV seja o motor 1.5 turbo com 165 cv de potência, que é oferecido sempre em conjunto com câmbio automático CVT. E ainda há outros bons argumentos, como amplo espaço interno e muitos itens de série.
Na opção de entrada GLS, o utilitário já tem mimos como sete airbags, rodas aro 18, monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Nas mais caras, há até condução semiautônoma.
Suzuki Vitara
Na década de 1990, o Vitara fez sucesso no mercado brasileiro como um dos poucos SUVs compactos à venda por aqui. E a fórmula era bem diferente: tinha chassi de longarina, tração nas quatro rodas e opção de motor diesel.
Se a pegada era bem mais “raiz”, quase 30 anos depois, o modelo se tornou um dos menos afeitos às trilhas. Isso porque o principal destaque da geração atual é o motor 1.4 turbo das versões mais caras e a dinâmica mais esportiva.
E não pense que os 146 cv de potência farão o proprietário sofrer com as visitas ao posto de combustível: nos testes da QUATRO RODAS, o SUV teve o apetite contido, apesar do desempenho igual ao finado Volkswagen Golf GTI: 0 a 100 km/h em 8,3 s.
Ele é o SUV não híbrido mais econômico já testado por QUATRO RODAS: 14,4 km/l no ciclo urbano e 17,6 km/l no rodoviário.
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