Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Estudantes do Brasil são finalistas em prêmio global de inovação veicular

Aplicativo que facilita viagens com EVs e inteligência artifical para fretes levaram duas universidades brasileiras longe na competição

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 nov 2020, 09h59 - Publicado em 22 nov 2020, 18h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Antes da pandemia, a Ecocar ganhou experiência fabricando protótipos de alta eficiência energética, que serão retomados em breve (Ecocar/Divulgação)
    47989813497_77417c7c66_k
    Antes da pandemia, a Ecocar ganhou experiência criando protótipos de alta eficiência energética, que serão retomados em breve (Ecocar/Divulgação)

    Já pensou em um aplicativo que traça a melhor rota para seu carro elétrico, com base em pontos de recarga, emissão de CO2 e autonomia? E que tal despachar uma encomenda sabendo que ela seguirá o caminho mais eficiente, rápido e barato, determinado por inteligência artificial?

    A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    São essas soluções que universitários brasileiros levaram à etapa global do Pitch The Future, uma competição que reúne estudantes do mundo inteiro para resolver diferentes desafios de mobilidade e eficiência energética.

    Uma dessas equipes é a paulista Ecocar Unicamp, que compete na categoria “Veículos Elétricos e Viagens de Longa Distância”. Os estudantes de Campinas desenvolveram um aplicativo que se baseia em dados como temperatura ambiente, pontos de recarga e a distância entre esses pontos para definir a melhor rota aos motoristas de carros elétricos

    O capitão do time, André Felipe Guisasola, explica que, tal como um Waze do futuro, o proprietário pode priorizar tempo de viagem, distância percorrida ou emissões de carbono no cálculo do trajeto, mas o app sempre buscará o menor impacto ambiental possível.

    Equipe na Pista
    O time da Unicamp na edição passada da competição, normalmente presencial (Ecocar/Divulgação)

    Até a matriz energética das cidades é levada em conta: recargas em locais onde a eletricidade vem de fontes limpas são priorizadas em relação, por exemplo, àqueles que usariam eletricidade de termelétricas.

    Continua após a publicidade

    Mostrando serviço aos jurados, a Ecocar teve um desafio nada simples, simulando uma viagem do Rio de Janeiro a Toronto criada pelo aplicativo. Utilizando de ‘cobaia’ um Tesla Model 3 Long Range Dual Motor, o ECOTRIP sugeriu um caminho do Rio ao Pacífico, transpondo de balsa pontos óbvios como a floresta de Daríen, na fronteira da Colômbia com Panamá, antes de subir a América.

    Estudantes do Brasil são finalistas em prêmio global de inovação veicular
    Não surpreende que o Tesla Model 3, em sua versão de autonomia estendida, tenha sido escolhido para cumprir a simulação de rota (Divulgação/Tesla)

    Segundo André, os obstáculos mais difíceis foram, claro, a densa floresta amazônica e as temperaturas extremas de regiões como o Centro-Oeste, que comprometem o desempenho das baterias. A popularização dos pontos de recarga e a evolução natural dos EVs, entretanto, fazem com que o ECOTRIP não esteja tão distante assim da realidade.

    “O maior desafio, sem dúvida, é a infraestrutura de pontos de recarga ao longo do caminho, principalmente na América do Sul”, destacou.

    Continua após a publicidade

    Enquanto os veículos elétricos passam de exceção à regra, há outras soluções para tornar o transporte mais limpo. E daí partiu o projeto da Eco Octano, formada por alunos da Universidade Federal do Paraná.

    “O transporte rodoviário gera cerca de 8% das emissões de carbono globais. Isso nos motivou a buscar soluções que o tornem mais limpo e eficiente”, explica o líder de powertrain da equipe, Michel Hilgemberg.

    _D1A7944OK
    A turma da UFPR trouxe ideias para reduzir o monopólio do frete rodoviário no Brasil (Eco Octano/Divulgação)

    Competindo na categoria “Reduzindo as Emissões de CO2 no Transporte Rodoviário de Cargas”, a Eco Octano conversou com empresários do Sul, buscando entender demandas do setor de transportes. O resultado foi um sistema que otimiza rotas de carga através de inteligência artificial e aprendizado de máquina. 

    Continua após a publicidade

    Usando dados como veículos disponíveis, prazos e quantidade de encomendas, o programa é capaz, por exemplo, de ordenar diferentes caminhões para um mesmo ponto, onde um trem já os aguarda para transportar a carga até outro ponto de troca, batizado de Inter-Stop.

    Esta foto está liberada para uso interno e externo, inclusive em publicidade. Ao baixar esta imagem, você concorda com os termos de utilização aqui mencionados.
    Em exemplo dado por Hilgemberg, um Inter-Stop em Belo Horizonte poderia reservar trem sob medida para distribuir, até Vitória, a carga vinda do Sul via caminhões. Tudo comandado por inteligência artificial (Vale/Divulgação)

    Desse modo, o usuário simplesmente solicitaria transporte de carga a determinado local; com base na frota disponível, prazos e dimensões do produto, o aplicativo já faz a ponte com motoristas, vias férreas e hidrovias, oferecendo diferentes rotas em termos de tempo, preço, modais e, claro, emissão de poluentes.

    Páreo duro

    Continua após a publicidade

    Desenvolvidos ao longo do ano, os projetos foram tocados à distância, em substituição aos tradicionais galpões e oficinas onde as equipes construíam seus protótipos.

    Na sua categoria, a Ecocar Unicamp compete contra os indianos da Universidade Somaiya Vidyavihar, alemães da RWTH Aachen University e americanos da Chabot College. Além dos júris técnicos, há votação popular até 21h de segunda-feira (23), responsável por 37,5% da nota final. A votação ocorre no site da competição.

    Ao mesmo tempo, a Eco Octano luta pelo título contra a Universidade Tecnológica de Délhi, Índia, e os europeus da Universidade Nacional da Irlanda-Galway. A votação pode ser feita também no site do Pitch The Future.

    Completando a lista de brasileiros que superaram mais de cem times do mundo todo no Pitch The Future, há os catarinenses da E4, que, representando a UFSC, competem na categoria “Reduzindo as Emissões de CO2 em Casa”.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    web_arte_739

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.