Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Estudo revela que 40% dos acidentes ocorrem ao estacionar

Levantamento aponta marcha à ré como grande "vilã" dos motoristas

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 dez 2016, 17h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pequenas batidas podem acontecer na hora de parar o carro. No entanto, um levantamento realizado pela Allianz aponta que esse tipo de ocorrência é mais comum do que imaginamos: cerca de 40% dos acidentes veiculares que resultam em perdas ou danos materiais ocorrem durante as manobras de estacionamento.

    LEIA TAMBÉM:

    >> Saiba como funciona o sistema de estacionamento autônomo do Cruze

    >> Bizarro: acidente ejeta motorista e faz Lada estacionar em modo autônomo

    >> Motorista pega 240 semáforos abertos em sequência em Nova York

    O estudo foi realizado pelo centro de tecnologia da seguradora em conjunto com a Continental AG, fabricante de pneus e acessórios automotivos. “A frequência dos acidentes que ocorrem durante o estacionamento e as manobras aumentou mais de 30% nos últimos dez anos e correspondem a 44% dos incidentes com perdas ou danos materiais e 39% das colisões físicas de danos plenos”, afirmou Rüdiger Hackhausen, chefe de Reivindicações da Allianz Versicherungs-AG.

    Continua após a publicidade

    O levantamento indica que um dos principais motivos para esse aumento está nas mudanças nos formatos dos veículos nas últimas décadas, que ficaram mais largos e compridos e perderam visibilidade por conta das mudanças na estrutura e no design da área envidraçada. O tamanho das vagas, em compensação, não acompanhou o crescimento dos carros. Caminhonetes e vans são responsáveis por 30% mais acidentes do que veículos compactos.

    Dentro da estatística dos acidentes, a grande maioria dos casos acontece em manobras de marcha à ré, responsáveis por mais de 70% dos sinistros e aproximadamente 85% dos pedidos de indenização por danos materiais plenos. Quase a metade dos pedidos de indenização, aliás, são decorrentes de batidas de um veículo que estava estacionando e dando marcha à ré contra outro parado. Outra curiosidade do estudo é que uma a cada cinco ocorrências envolveu dois carros que colidiram quando ambos estavam parando de marcha à ré. Embora a porcentagem de acidentes que demandam o acionamento do seguro automotivo por lesões corporais seja relativamente baixa (4%), os casos que envolvem pedestres ou ciclistas costumam ser mais graves e vitimam pessoas a partir de 65 anos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.