A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), entidade responsável por questões relativas à segurança no trânsito nos Estados Unidos, anunciou que todos os carros novos vendidos por lá até 2018 precisarão vir com câmera de ré.
A primeira proposta da entidade foi feita em 2010, mas somente agora ela foi aceita. Carros novos, vans, picapes e SUVs com até 4.535 kg de peso bruto estão na lista dos veículos que terão de cumprir a nova regra. A primeira etapa começará em maio de 2016, quando 10% dos automóveis fabricados precisão oferecer o item de série, com exceção de superesportivos como a Ferrari. Em 2017, este índice aumentará para 45%.
Com isso, a NHTSA acredita que de 58 a 69 vidas poderão ser salvas com a nova exigência. A NHTSA afirmou que cerca de 210 pessoas perdem a vida e 15.000 se ferem anualmente por causa de atropelamento quando um automóvel trafega em marcha a ré. É estimado que os fabricantes paguem em média US$ 45 para instalar a câmera em carros que já contam com monitor de vídeo e até US$ 142 para aqueles que não ofereçam o item.