‘Carro voador’ da Embraer faz primeiro voo e deverá ser lançado em 2027
Modelo da Eve tem centenas de voos planejados para 2026 rumo à certificação
A Eve Air Mobility, empresa da Embraer, realizou o primeiro voo não tripulado de um protótipo de “carro voador” ou o chamado eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical), no local de testes da companhia na cidade de Gavião Peixoto, localizada a 300 km da capital paulista.
De acordo com a Eve, o feito marca o início da fase de testes em voo e confirma a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de “fly-by-wire” (de controle de voo eletrônico) de quinta geração e os rotores dedicados ao voo vertical.
A empresa vai fazer outras centenas de voos após o voo pairado de hoje (hover flight). A ideia é fazer a transição para voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) ao longo de 2026.
“Conseguimos capturar informações cruciais que nos permitirão avançar com segurança e confiança no caminho até a certificação”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve, à imprensa.
Ao todo, seis protótipos serão produzidos para conduzir a campanha de testes em voo com foco na certificação da aeronave. Para isso, a Eve trabalha em colaboração com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A expectativa é alcançar a certificação de tipo, realizar as primeiras entregas e iniciar a operação comercial em 2027.
Segundo a empresa, as próximas etapas do programa englobam a expansão progressiva do envelope da aeronave, transição para o voo de cruzeiro sustentado pelas asas fixas e continuidade do trabalho conjunto com a Anac e outras autoridades certificadoras e validadoras, como a norte-americana FAA e a europeia EASA.
A Eve, que já acumulou cerca de 3.000 encomendas de 28 clientes distribuídos em nove países.








