Cada vez mais perto de ser lançada no Brasil, a nova Toyota Hilux teve detalhes inéditos sobre alterações mecânicas, equipamentos e estética revelados. Além disso, QUATRO RODAS obteve, em primeira mão, informações sobre a pré-venda da picape e do SUV SW4. Ela começa já nos próximos dias.
Os vazamentos, incluindo diversas fotos de acessórios e informações, vêm de uma apresentação feita pela Toyota aos concessionários argentinos, que compartilharam capturas de tela da conferência com alguns clientes. Reveladas pelo site Autoblog, elas dão conta desde equipamentos de segurança até o exclusivo sistema de som da variante SRX.
Versões e motorização
Uma das principais informações é, na verdade, a ausência de novos modelos especiais da Hilux e da SW4. Ao contrário do mercado australiano, que recebeu a ‘hardcore’ Hilux Rugged-X, ou da Tailândia e sua SW4 (batizada por lá de Fortuner) com detalhes esportivos, não há previsão dessas variantes na linha 2021 brasileira; apenas as versões SR, SRV e SRX.
No caso da SW4, mais uma vez não haverá o modelo intermediário SRV, apenas a versão de entrada SR e a de topo, SRX.
Todos os cinco modelos receberão o mesmo motor 2.8 turbodiesel, com 204 cv (27 cv a mais que a linha atual) e torque na casa de 51 kgfm, no caso do câmbio automático, como nas picapes asiáticas. As versões com câmbio manual terão torque ligeiramente menor, na ordem de 43 kgfm.
Se trata do mesmo modelo que já equipa a linha 2020 da picape. A Toyota, entretanto, afirma que as mudanças mecânicas permitirão, além da potência e torque citados, uma redução no consumo de combustível de até 8%. E o popular diferencial de deslizamento limitado também segue presente em todas versões;
Segurança
Constantemente criticada por performances ruins em testes de estabilidade, a Nova Hilux 2021 trará alterações na suspensão que reforçam a busca da Toyota em recuperar a imagem da picape nesse aspecto.
De acordo com a fabricante, ela e o SUV trarão um novo ajuste de suspensão que “contribuirá para manter sua excelente reputação em termos de qualidade, durabilidade e fiabilidade”.
Como adiantado por QUATRO RODAS, os modelos mais caros também contarão com o pacote Toyota Safety Sense, que acrescenta mecanismos como que inclui piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e assistente de permanência em faixa.
O investimento em segurança parece ter surtido efeito no exterior, já que a Hilux recebeu nota máxima no teste do Asean NCAP, voltado ao sudeste asiático.
Novos ‘mimos’ e comodidades
Após ter declarado que interfaces como Android Auto e Apple CarPlay violam a privacidade de seus usuários, a Toyota parece ter se resolvido com as empresas de tecnologia, já que a linha 2021 contará com ambos os sistemas em todas as versões.
O monitor de 8 polegadas que serve como central multimídia é o mesmo da linha 2020, mas haverá estilosos e salientes alto-falantes JBL nas versões SRX.
Outras mudanças estéticas podem ser notadas e no câmbio, além do painel de instrumentos contar com leve repaginada nas fontes e cores. Os bancos das versões SRX ainda contarão com sistema de aquecimento.
Externamente, além do que já havia sido adiantado anteriormente, as fotos destacam novas opções de rodas tanto de aro 18 — para as versões SRX — quanto de aro 17, para SR e SRV.
Outras mudanças ressaltadas pela Toyota são o reposicionamento dos sensores de estacionamento e os faróis full-led que também equipam a Hilux em outras partes do mundo.
Início das vendas
Apesar da linha 2021 da Hilux seguir sendo especulada para o início de dezembro, informações obtidas por QUATRO RODAS dão conta que a Toyota iniciará o faturamento das primeiras unidades já na semana que vem.
Desse modo, o lançamento definitivo da picape e da SW4 ocorrerá no dia 17 de novembro à imprensa e no dia seguinte para o público geral.
Os concessionários ao redor do Brasil já se preparam para iniciar a pré-venda na próxima segunda-feira, 9/11. As entregas dependerão da logística a partir da fábrica em Zárate, na região metropolitana de Buenos Aires.
Sendo assim, é razoável supor que já por volta do dia 17 os novos veículos estejam em estoque nos concessionários do Sul, enquanto no Sudeste e Centro-Oeste as unidades chegarão no final dessa mesma semana.
As fontes ouvidas, entretanto, não especificaram preços.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.