Exclusivo: Volvo mais barato do Brasil deixará de ser vendido no país
Presidente da marca comentou com QUATRO RODAS os planos da empresa para o Brasil nos próximos anos. E o V40 não faz parte deles
As três grandes marcas premium alemãs seguem investindo no segmento de hatches médios, com os novos BMW Série 1, Mercedes Classe A e o futuro Audi A3 de quarta geração — que, se vier ao Brasil, será importado junto do sedã.
Mas a Volvo, que mira na tríade germânica em quase todos os seus lançamentos, não vê o segmento com o mesmo otimismo das rivais.
Luis Resende, presidente da Volvo para a América Latina e Caribe, afirmou com exclusividade a QUATRO RODAS que o V40 deixará de ser vendido no país em outubro.
“Estamos só aguardando o fim dos estoques, e os lojistas não podem mais encomendar o modelo”, afirmou o executivo durante o lançamento do novo S60.
“Estamos focando em outros segmentos, sobretudo os SUVs, onde já somos líderes nas categorias do XC60 e 90.”
O V40 era vendido no Brasil em três versões, com motor de 190 cv ou 245 cv, entre R$ 114.950 e R$ 149.950.
A saída de cena do hatch não é exclusiva do país, pois a marca já havia afirmado que não fará uma nova geração do V40, cuja produção será encerrada este ano.
Fim de linha pra gasolina (e pro motorista)
Os próximos passos da Volvo envolvem uma atualização completa da motorização de seus modelos, incluindo a hibridização completa da gama.
Mesmo os modelos movidos a diesel ou gasolina adotarão a tecnologia híbrida leve, onde um pequeno motor elétrico de 48V auxilia o conjunto principal em acelerações e retomadas.
Com isso, a marca pretende avançar em seu plano de vender apenas modelos híbridos ou elétricos. A ideia era que isso começasse já em 2019, mas por enquanto só o novo XC90 oferece a alternativa hibrida parcial.
O objetivo final da Volvo é oferecer veículos exclusivamente elétricos em um futuro a médio prazo. No Brasil, essas mudanças são refletidas na estreia dos inéditos XC40 híbrido e elétrico para 2020 e 2021, respectivamente.
Além disso, a Volvo almeja que ninguém mais morra em acidentes a bordo de seus carros até 2020. Para isso a empresa avança no desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo.
Atualmente a empresa é a que detém a maior oferta de veículos com assistentes de condução semiautônoma do Brasil. Por aqui só o XC40 Momentum não oferece o equipamento como item de série.