A JAC Motors e a Volkswagen têm uma joint venture desde 2017, mas no finalzinho de 2020 a Volkswagen comprou 50% da empresa controladora da JAC, passando a deter 75% da joint venture, que passou a se chamar “Volkswagen Anhui”. É essa movimentação que explica os próximos passos da fabricante alemã na China.
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Desde o início, o projeto das duas empresas era desenvolver e produzir apenas carros elétricos ou eletrificados. Não por acaso, o projeto de reconstrução e expansão da fábrica da JAC em Anhui visa sua adaptação para produzir carros na plataforma MEB, modular dedicada a carros elétricos. É a plataforma dos Volkswagen ID.
A fábrica, agora da Volkswagen Anhui, ficará pronta em meados deste ano e terá capacidade para produzir até 350.000 carros elétricos baseados na MEB. Será a terceira fábrica da Volkswagen na China produzindo carros elétricos, após as fábricas de Shanghai (VW-SAIC) e Foshan (VW-FAW).
Uma das diferenças dessa nova operação é a fabricação das próprias baterias. Uma nova fábrica de baterias está sendo construída ao lado e terá capacidade anual inicial entre 150.000 a 180.000 sistemas de baterias de alta tensão para os VW com plataforma MEB.
Além da fábrica, as novas instalações terão 10 km de Campo de Provas, que serão usadas em testes de performance e verificação da mecânica elétrica e de sistemas eletrônicos (incluindo ADAS e conectividade 5G) durante o desenvolvimento, e cobre uma área de quase 200.000 m². O projeto será concluído em meados de 2023.
Por sinal, a primeira etapa do centro de desenvolvimento está pronta desde 2020. Ainda faltam áreas dedicadas a baterias, desenvolvimento de peças e construção de protótipos.
Tamanha movimentação se justifica. Para a VW China, a fábrica de Anhui será um importante hub de mobilidade elétrica dentro do Grupo Volkswagen. De acordo com a imprensa chinesa, três carros baseados na plataforma MEB serão fabricados ali a partir de meados de 2023.
A partir de 2026, porém, a fábrica de Anhui será responsável por fabricar outros quatro carros elétricos baseados na plataforma SSP (Volkswagen Scalable Systems Platform), que ainda está em desenvolvimento. Essa nova plataforma levará ao aumento da capacidade produtiva para além das 350.000 unidades/ano.
E como fica a JAC?
JAC e Volkswagen haviam criado a marca SOL, voltada a carros elétricos baratos baseados em carros da JAC. Quando a VW comprou a JAC, essa marca foi renomeada para Sehol, cuja pronuncia em chinês é exatamente a mesma, Sihao. Desde então a JAC passou a vender seus carros na china sob a marca Sehol, sejam eles a gasolina ou elétricos.