Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Fabricante de bancos Recaro é salva da falência por concorrente italiana

Após pedido de falência feito em julho deste ano, a empresa de bancos automotivos alemã é vendida e retomará operações em 2025

Por Lucas Parente
7 dez 2024, 09h10
Recaro
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Após meses de apreensão, a Recaro, clássica fabricante alemã de assentos automotivos está salva da falência graças a italiana Proma Group. A empresa, que também atua no setor automotivo e, entre outros, no segmento de assentos, assinou um acordo de investimento com a fabricante alemã.

A Proma e a Recaro já iniciaram os processo de compra e venda, onde a italiana assumirá o controle da alemã. Outra boa notícia é que a maioria dos funcionários deve ser mantida para “garantir uma transição mais suave de suporte para atender às necessidades do cliente”.

Bancos da Recaro se tornaram muito populares no Brasil no século passado, principalemente, em carros da VW
Bancos da Recaro se tornaram muito populares no Brasil no século passado, principalmente, em carros da VW (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Segundo as empresas, a Recaro voltará a disponibilizar assentos a partir de janeiro, logo na virada do ano, quando a produção será transferida para a Itália. A Recaro entrou com pedido de falência no final de julho deste ano, após passar por “dificuldades financeiras significativas”.

Continua após a publicidade

A Proma é especializada em desenvolver e fabricar estruturas e mecanismos de assentos, conjuntos de carroceria e travessas de suspensão dianteira. Fundada em Caserta, na Itália, atualmente mais de 5.000 funcionários trabalhando em 25 plantas espalhadas por Europa, América Central e América do Sul.

Na América do Sul, há instalações da empresa em Córdoba, na Argentina, e outras três no Brasil: Goiana (PE), Juatuba e Contagem (MG), todas nos arredores das fábricas da Stellantis por aqui.

Gol GTi x GOL FTE
Só nos Gol GTi os bancos Recaro recebiam o encosto de cabeça vazado, um charme dos esportivos do passado que desapareceu nos carros modernos. (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

“Nosso investimento na Recaro Automotive fortalecerá nossa capacidade de fornecer um produto de assento premium, ao mesmo tempo em que adota as inovações mais avançadas do setor automotivo”, disse o CEO do Proma Group, Luca Pino.

Compartilhe essa matéria via:

Além da Recaro, outras velhas empresas do setor automotivo estão passando por problemas em 2024. A fabricante de rodas BBS e a loja Hoonigan também entraram com pedido de falência.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.