Quem sonha em desfrutar o prazer de possuir um carro clássico sabe que terá pela frente a árdua tarefa de encontrar um carro em boas condições ou, pior, dedicar-se ao longo trabalho de restauração. Mas algumas montadoras resolveram facilitar a vida desses colecionadores e passaram a oferecer um carro clássico zero-quilômetro.
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A nova estratégia é fabricar e/ou restaurar carros que fizeram sucesso no passado e depois vendê-los a quem puder pagar. Em abril, a Land Rover anunciou que vai vender 25 unidades do clássico Série 1 (4×4 que deu origem ao Defender), lançado em 1948. Garimpadas e restauradas pela divisão Land Rover Classic, elas contarão com peças e características originais. O comprador poderá escolher desde o exemplar entre as 25 unidades até a pintura preferida, ao preço de 60.000 a 80.000 libras (R$ 312.000 a R$ 416.000).
Outro clássico que logo sairá da linha de montagem é o Jaguar XKSS D-Type, de 1957. Ele terá nove unidades produzidas artesanalmente e vendidas, a partir de 2017, por 1 milhão de libras (R$ 5,2 milhões). O motivo é a recuperação de uma memória: naquele ano, um incêndio atingiu a fábrica de Browns Lane, na Inglaterra, e queimou nove dos 25 XKSS produzidos. Agora, 59 anos depois, chegou a hora de reaver os modelos. A fabricante reforça o fato de que os nove XKSS terão exatamente as mesmas especificações mecânicas e visuais das outras 16 unidades feitas em 1957.
O XKSS foi uma espécie de versão de rua do lendário D-Type, um dos melhores e mais famosos carros de corrida de todos os tempos, com vitórias nas 24 h de Le Mans em 1955, 1956 e 1957. Pesando apenas 914 quilos, ele era equipado com o clássico motor XK6 de seis cilindros em linha, com mais de 240 cavalos, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos.
A Ford também tem seu “antigo novo”, só que para o mercado de reposição. Licenciada pela Ford, a empresa Dynacorn Bodies produz nos EUA carrocerias de Mustang 1965 a 1970. Ela também tem autorização da Chevrolet para fabricar a carroceria do Camaro 1967 a 1969, cupê ou conversível. Em 2003, a própria Ford, em homenagem aos 100 anos da marca, já havia fabricado seis unidades do Modelo T 1914 Touring, todas feitas artesanalmente por quatro engenheiros e vendidas a colecionadores.