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Fábricas de carro já começam a adiar retorno das atividades para junho

A expectativa inicial era de retorno no final de abril. Sem melhora no cenário da pandemia, as empresas decidiram aumentar o período de paralisação

Por Renan Bandeira
Atualizado em 15 abr 2020, 13h55 - Publicado em 15 abr 2020, 13h22
Linha de montagem do Toyota Etios em Sorocaba (SP)
Linha de montagem do Toyota Etios em Sorocaba (SP) (Divulgação/Toyota)

A Toyota anunciou nesta semana que irá adiar a retomada da produção de suas quatro fábricas que estão paradas no Brasil. Em um primeiro momento, a expectativa era de retorno no dia 6 de abril.

Agora, as plantas de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP) e Porto Feliz (SP), têm retorno estimado para 22 de junho. A unidade de Sorocaba (SP) deve voltar em 24 de junho.

A marca pondera que o retorno poderá acontecer antes do previsto, mas tudo depende do cenário interno de contaminação.

“A Toyota continuará avaliando a situação momento a momento, e caso entenda ser possível retomar as atividades antes do previsto, reverá o cronograma, sempre seguindo as orientações das autoridades”, diz a marca em nota.

“E, principalmente, colocando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e de seus familiares em primeiro lugar”, segue o comunicado.

De acordo com a empresa, foi acordado com os sindicatos das unidades que parte dos funcionários ligados diretamente à produção terão seus contratos de trabalho temporariamente suspensos a partir de 22 de abril – a marca não revelou o número de funcionários envolvidos.

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O acordo também prevê a preservação dos salários líquidos entre 75% e 100%, de acordo com a faixa salarial de cada colaborador.

Atualmente, a empresa conta com 6.000 funcionários divididos entre horistas e administrativos. Empregados que não tiverem seus contratos suspensos continuarão trabalhando normalmente ou em home office.

Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP)
Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) (Divulgação/Chevrolet)

Seguindo os passos da Toyota, a Chevrolet informou que sua produção ficará paralisada até junho. Antes, o retorno das atividades estava previsto para 12 de abril.

No informativo desta semana, a empresa norte-americana afirmou que as medidas terão duração inicial de dois meses, mas há a possibilidade de extensão do prazo ou retorno antecipado das atividades.

“Continuaremos a acompanhar a evolução do cenário e estaremos prontos para retomar as atividades assim que for possível”, afirmou a GM.

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Os funcionários das fábricas de São Caetano do Sul (SP), Gravataí (RS), Joinville (SC), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Indaiatuba (SP), terão os salários reduzidos entre 5% e 25%, dependendo do cargo.

Contribuintes em nível de gerência terão redução de 12,5%, enquanto diretores perderão 25% da remuneração.

A medida foi tomada em acordo com o sindicato e incluem também: redução de jornada e suspensão temporária de contratos (lay off) – ambas com impacto no salário. Atualmente, a empresa conta com cerca de 15.000 colaboradores.

Confira todas as datas de paralisação dos fabricantes no Brasil:

Audi
23 de março até 30 de abril.

BMW
30 de março a 4 de maio.

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Caoa Montadora – Caoa Chery e Hyundai em Anápolis (GO)
23 de março e não há previsão de retorno.

Caoa Chery
23 de março a 30 de abril.

Chevrolet
30 de março até 1º junho.

FCA – Fiat e Jeep
23 de março a 21 de abril.

Ford e Troller
23 de março a 20 de abril (Troller) e 30 de abril (Ford).

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Honda
25 de março a 27 de abril.

HPE – Mitsubishi e Suzuki
23 de março a 1º de junho.

Hyundai
23 de março a 27 de abril.

Jaguar Land Rover
25 de março a 27 de abril.

Mercedes-Benz
25 de março a 2 de maio.

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Nissan
25 de março a 22 de abril.

PSA – Citroën e Peugeot
23 de março a 21 de abril.

Renault
23 de março a 3 de maio.

Toyota
24 de março a 22 de junho – unidade de Sorocaba (SP) retorna em 24 de junho.

Volkswagen
23 de março até 30 de abril.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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