Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Falta de carros híbridos na Nissan pode custar o emprego de CEO

Segundo agência, Makoto Uchida teria dito que demanda por híbridos era "passageira"; empresa opera em "modo de emergência"

Por João Vitor Ferreira
8 dez 2024, 09h24
X-Trail
Nissan X-Trail é dos poucos híbridos no portfólio da marca (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O gosto do público mudou rápido em relação aos elétricos. Se antes a novidade atraiu muitos compradores e até ditou tendência entre os projetos das montadoras, hoje a procura diminuiu, sendo preteridos pelos híbridos. Quem não investiu nesse mercado anteriormente, agora, está pagando o preço. Esse é o caso da Nissan.

Desde o fim da pandemia da Covid-19, a japonesa concentrou boa parte dos seus esforços no desenvolvimento e lançamento de novos carros elétricos, deixando os híbridos de escanteio. Mas essa decisão não está sendo lucrativa para a empresa, e pode custar o emprego do CEO, Makoto Uchida.

A agência Reuters conversou com fontes anônimas ligadas à Nissan. Segundo elas, executivos começaram a se perguntar, meses atrás, sobre a falta de carros híbridos para os EUA, mas Uchida teria dito que essa alta demanda seria apenas passageira. “É uma desculpa, mas até novembro do ano passado, não conseguíamos prever o rápido aumento da demanda por híbridos”, disse Uchida, segundo a Reuters.

Quilometragens altas podem indicar que o carro serviu a taxistas
Nissan deu mais valor aos elétricos do que aos híbridos. Hoje, a empresa está pagando caro por isso (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para correr atrás do tempo perdido, a Nissan está preparando 17 novos motores híbridos, que devem chegar até 2027. Ao mesmo tempo, a montadora enfrenta uma dura crise, que pode até fazer com que ela seja vendida à rival Honda. De acordo com o site Financial Times, a montadora teria cerca de um ano, antes de ser falir completamente, sendo obrigada a correr contra o tempo para conseguir um acionista majoritário. Em novembro, a empresa também anunciou publicamente que está operando em “modo de emergência”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Paralelo a isso, a empresa também não tem performado bem nas lojas. Apesar das vendas de carros da marca terem subido 1,7% entre 2023 e 2024, nos EUA, sua marca de luxo, Infiniti, teve queda de 12,8%.

Isso levou a uma baixa de 2,2% nas vendas do Grupo Nissan. Na China, outro importante mercado, a marca-mãe teve queda de 13,1% nas vendas gerais. Segundo a Reuters, a maior parte das vendas são feitas com incentivos, o que reduz boa parte dos lucros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.