Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ferrari confirma que terá esportivo elétrico nos próximos anos

CEO da fabricante destacou planos para se adaptar à legislação ambiental cada vez mais rigorosa

Por Eduardo Passos
9 fev 2021, 11h14
Ser híbrida como a SF90 não basta: Ferrari almeja um EV completo
Ser híbrida como a SF90 não basta: Ferrari almeja um EV completo (Divulgação/Ferrari)

Tradições se mantêm enquanto há força — algo difícil quando no outro lado há uma tendência global de combate aos gases estufa. Por isso os mais puristas já devem se preparar para conhecer, nos próximos anos, a primeira Ferrari elétrica.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

A informação foi dada na semana passada (2), por ninguém menos que o CEO em exercício da companhia, John Elkann.

Perguntado, durante reunião com investidores, como pretende lidar com as diversas restrições a veículos a combustão programadas para cidades europeias nos próximos anos, o executivo disse que resistirá, mas não a ponto de comprometer a existência da icônica marca.

“2030 será um ano em que teremos carros híbridos. Então, dentro de uma década, não veremos a Ferrari completamente elétrica; o que veremos é uma Ferrari elétrica”, disse de maneira um pouco ambígua.

Continua após a publicidade

Com base no contexto do evento, é possível inferir que a primeira menção à Ferrari foi sobre a companhia no todo, enquanto a segunda citação foi a um modelo específico. Desse modo, em 2030 a italiana teria no seu portfólio os tradicionais esportivos a gasolina, híbridos e um inédito modelo completamente elétrico.

Lançado em 2019, o Porsche Taycan é o primeiro superesportivo elétrico da marca
Modelos como o Porsche Taycan vêm sendo pioneiros no segmento dos superesportivos elétricos (Divulgação/Porsche)

A posição de Elkann corrobora o antigo CEO da Ferrari, Louis Camilleri, que já havia citado, no ano retrasado, planos de criar um EV de 2025 em diante, mas lutando enquanto possível para manter a produção tradicional. “Eu certamente não vejo a Ferrari 100% elétrica. E durante minha vida, sequer chegará aos 50%”, disse o egípcio à época.

Uma das soluções que o Cavallino Rampante deve buscar são brechas aplicáveis a pequenos fabricantes, que devem seguir construindo carros a combustão em regime especial.

A primeira Ferrari híbrida da história é uma das mais rápidas também
Motor elétrico da LaFerrari era mais próximo de um ERS dos carros de Fórmula 1 (Ferrari/Divulgação)

Países como o Reino Unido já têm prazos estabelecidos para a guinada elétrica. Na ilha britânica, carros não-elétricos serão proibidos à venda em 2030, com somente ‘full EVs’ permitidos a partir de 2035.

Continua após a publicidade

Na Europa, a rígida norma Euro 7 entrará em vigor em 2025, tornando bem mais difícil a vida dos motores a diesel e gasolina. No Brasil, já há projetos no Senado que propõem proibição semelhante em 2030, com circulação de carros não-elétricos permitida, a partir de 2040, somente a modelos de coleção.

O motor V8 turbo é o mais potente já usado por uma Ferrari
Na SF90 os motores elétricos já auxiliam na tração integral, podem ser carregados via tomada e até conduzir sozinhos o carro — mesmo que por poucos quilômetros (Divulgação/Ferrari)

A Ferrari já possui modelos híbridos como o cupê LaFerrari e a SF90 Stradale, homônima ao carro de F1 da Scuderia. Essa semelhança não é em vão, já que os motores elétricos desses esportivos ainda atuam somente como auxiliares ao de combustão — uma parcela pequena do necessário para que uma unidade de Maranello atinja o desempenho esperado.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.