Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ferrari leva três anos para entregar novos carros, mas não está nem aí

Montadora vê charme na dificuldade em se adquirir um de seus esportivos e ressalta que novos compradores são mais jovens do que nunca

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 4 abr 2024, 08h40 - Publicado em 11 out 2023, 15h44
Ferrari Roma
Comprar uma Ferrari é bem difícil, e isso só a torna mais atraente (Divulgação/Ferrari)
Continua após publicidade

A Ferrari teve sua produção aumentada em 18,5% no ano passado, atingindo 13.221 unidades. Com esse crescimento, a procura vem superando com folga o que a produção artesanal da italiana pode entregar, resultando em longos tempos de espera para os interessados nos superesportivos.

Compartilhe essa matéria via:
Ferrari Purosangue
Ferrari Purosangue foi ousado e deu certo: suas encomendas já têm filas de anos (Divulgação/Quatro Rodas)

O SUV Purosangue e outros modelos já têm prazos estendidos em até três anos ou mais, sendo que muitos compradores sequer conseguem entrar na lista de espera devido à capacidade de produção insuficiente. O CEO da marca, Benedetto Vigna, entretanto, não parece preocupado com isso.

“O cliente valoriza nossos carros porque eles são únicos, porque são limitados e exclusivos”, disse à CNBC. “Daria para fabricarmos mais unidades, mas isso não faria sentido. Ofenderíamos nossos clientes assim”.

É estratégia parecida à frase icônica do fundador Enzo Ferrari, que supostamente disse que a marca sempre “produziria um carro a menos do que a demanda do mercado”. Alguns analistas apontam até que o Cavallino Rampante poderia vender o dobro dos números atuais, sem precisar mexer nos preços estratosféricos.

Continua após a publicidade

Ferrari ROma

Mas há coisas mais importantes em Maranello: mesmo com a construção de uma nova fábrica para veículos híbridos e elétricos, a empresa mantém uma abordagem cautelosa em às mudanças. A Ferrari pretende equilibrar exclusividade e prestígio e avançar tecnologicamente seus esportivos sem perder a identidade construída ao longo de décadas.

Quem acha que isso está afastando os jovens se engana. Afinal de contas, explicou Vigna, os novos compradores de uma Ferrari são 10% mais novos do que a média dos proprietários ao redor do mundo. Em tempos de consumo facilitado, o executivo ressalta que a dificuldade intencional de adquirir tais veículos é um charme a mais para as novas gerações, valorizando a conquista na garagem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.