Uma versão mais nervosa da 458 Italia será a estrela da Ferrari no Salão de Frankfurt, que será realizado em setembro.
>> Veja a galeria de fotos da Ferrari 458 Italia Speciale
Trata-se da 458 Speciale, nome este que rompe com a tradição da marca em batizar seus carros mais velozes com os sobrenomes Scuderia e Challenge Stradale. Seja como for, a grande atração da Speciale é o motor 4.5 V8, retrabalhado para entregar 605 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 55,06 mkgf a 6.000 rpm. Segundo a Ferrari, este é o motor V8 com aspiração natural mais potente já fabricado pela empresa.
Pesando apenas 1.290 quilos, a 458 Speciale acelera de 0 a 100 km/h em três segundos, precisando de meros 9,1 segundos para ir de 0 a 200 km/h. Números divulgados pela Ferrari indicam que a 458 Speciale completou uma volta na pista de testes da marca, em Fiorano, em apenas 1min25seg, sendo 1,5 segundo mais rápida do que a 458 Italia “normal”.
O design bastante agressivo da 458 Speciale contou com a ajuda do estúdio Pininfarina, parceiro histórico da Ferrari. Foram realizadas várias mudanças aerodinâmicas no veículo, como um novo capô com entradas de ar mais pronunciadas e novos para-choques. A versão traz asas móveis na frente e atrás que se ajustam automaticamente para aumentar ou reduzir a pressão aerodinâmica quando necessário, além de um sistema que minimiza as saídas que analisa o comportamento do carro em comparação a parâmetros pré-estabelecidos e administra o torque entre as rodas por meio dos controles de tração e de distribuição de torque entre as rodas.