A Divisão de Projetos Especiais da Ferrari continua a todo vapor e acaba de apresentar seu mais novo supercarro único. A Ferrari SP-8 é uma F8 Spider modificada e com pintura exclusiva que foi encomendado por um cliente de Taiwan.
No entanto, o SP-8 não é apenas um F8 Spider com teto diferente e uma nova pintura. Há outras modificações, como os faróis completamente diferentes, com máscaras e lentes exclusivas, e lanternas traseiras interligadas.
O carro ainda tem para-brisa e ponteiras de escapamento derivados da Ferrari 296 GTB e rodas com estilo retrô, com design de cinco raios fosco, uma versão moderna do conjunto usado na F40.
A tomada de ar frontal é feita de alumínio e projetada a partir de um molde 3D. A grade também engloba um visual retrô, trazendo faixas verticais.
Este traço característico da Ferrari também pode ser encontrado em outros elementos do carro, como na tampa do motor, onde existem faixas longitudinais, em referência à modelos clássicos.
Para a aerodinâmica, a Ferrari diz que passou muito tempo aperfeiçoando a carroceira do novo SP-8 por meio de simulações dinâmicas de fluidos computacional (CFD). Tudo isso para garantir que o carro permaneça confortável e silencioso, mesmo sem o teto.
O interior não é muito parecido com o de outras Ferrari novas. A marca italiana montou um seletor de marcha clássico, que traz nostalgia aos “bons e velhos tempos”. Apesar de não ser um visual habitual da montadora, ele não é inédito. Também já foi usado na SF90 Stradale quando lançada, em 2019.
Na parte mecânica, não há muita alteração. O carro segue com o mesmo motor do F8 Spider, usando o V8 3.9 biturbo capaz de gerar 710 cv e 78,5 kgfm, tudo isso despejado nas rodas traseiras.
A Ferrari SP-8 já está em exposição na Itália no autódromo de Mugello e permanecerá por lá até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, no dia 30 de outubro. Seu próximo destino será no Museu Ferrari, onde deve ficar até março de 2024.