Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ferrari SP51 é versão da 812 GTS tão exclusiva que nunca poderá ter teto

Modelo foi encomendado e idealizado por um cliente tailandês e traz mesmo motor e chassi da 812 GTS, porém com visual único

Por João Vitor Ferreira
30 set 2022, 06h00
Ferrari_SP51
 (Divulgação/Ferrari)
Continua após publicidade

Uma das mais famosas lições de moral que aprendemos é que dinheiro não compra felicidade. Isso é um fato. Mas se você for rico o bastante, pode encomendar seu próprio projeto para a Ferrari e vê-lo saindo do papel e se transformando em um legítimo esportivo feito em Maranello.

Foi assim que surgiu a Ferrari SP51, feita sob medida para um ricaço de Taiwan. O supercaro faz parte do programa de projetos especiais da marca chamado de One-Off e é baseado na 812 GTS, trazendo mesmo chassi, layout e motor.

Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)

Sob o capô, não há mistério. Na verdade, essa é a única coisa que a Ferrari mantém intacta quando recebe uma ideia de personalização de algum cliente. Logo, a SP51 se mantém com o mesmo V12 6.5 de 800 cv e 73,2 kgfm.

Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

Onde a equipe e o idealizador realmente mexem é no visual. Liderados chefe de design Flavio Manzoni, a equipe criou uma cor nova para o modelo: o Rosso Passionale. Outro detalhe que não existia nas 812 GTS originais são as faixas azul e branca, inspirada na Ferrari 410 S de 1955.

Ferrari_SP51
Spoiler entre as ‘corcundas’ é uma das principais diferenças entre o SP51 e a 812 GTS (Divulgação/Ferrari)

Diferente do que vemos nas Ferrari, o interior traz exatamente a mesma cor da carroceria. Inclusive, a faixa azul continua pelo túnel central e sobe até a traseira do veículo para dar esse ar de continuidade. Segundo a marca, foi principalmente na parte interna em que o proprietário teve maior participação nos detalhes.

Continua após a publicidade
Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)

Ainda falando do interior, chama atenção as costuras dos bancos, também em branco e azul, assim como os detalhes no painel e os bordados do famoso cavalo da Ferrari, que pode ser visto nos bancos e no descanso de braço.

Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)
Continua após a publicidade

A carroceria, no geral, é a mesma, mas ganhou alguns detalhes para se tornar única. Por exemplo, as duas saídas de ar na parte superior do capô e o aerofólio entre as colunas atrás dos bancos na parte traseira, que a Ferrari diz ter se inspirado nos modelos Targa e nos protótipos esportivos da marca dos anos 60.

Ferrari_SP51
O interior foi onde o proprietário mais teve participação em todo o projeto (Divulgação/Ferrari)

Contudo, não há um teto removível manualmente como nos Targa tradicionais. A Ferrari SP51 simplesmente não tem nem nunca terá teto e, por isso, os designers e engenheiros tiveram que repensar a aerodinâmica com projetos virtuais e túnel de vento para garantir o conforto dentro do habitáculo mesmo em alta velocidade. 

Continua após a publicidade
Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)

Outro detalhe importante está nas peças em fibra de carbono, como a moldura do capô, que destoam e diferenciam o SP51 do 82 GTS, que tem a carroceria inteira de alumínio. Já as rodas, com aletas de fibra, foram projetadas especialmente para o modelo e os faróis dianteiros também receberam uma repaginada especial.

Ferrari_SP51
(Divulgação/Ferrari)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.