Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Motor turbo da Ferrari é eleito o melhor do ano

Motor V8 3.9 biturbo da 488 GTB e Spider ganhou premiação dada por jornalistas em duas categorias

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 4 jul 2017, 17h01 - Publicado em 3 jul 2017, 19h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ferrari-488-gtb
    Ferrari 488 GTB, dona do motor V8 3.9 Biturbo  (Divulgação/Ferrari)
    Motor turbo da Ferrari é eleito o melhor do ano
    Ferrari 488 GTB, dona do motor V8 3.9 Biturbo (Divulgação/Ferrari)

    O V8 3.9 Biturbo que equipa as Ferrari 488 GTB e Spider novamente dominou a premiação “International Engine of the Year”. O propulsor sobrealimentado com injeção direta conquistou a categoria geral e a de motores entre 3 e 4 litros de deslocamento. O prêmio chegou à sua 19ª edição com um júri composto por 58 jornalistas de todo o mundo.

    Os motores turbo e com injeção direta seguem como favoritos em quase todas as categorias. A única vencida por um propulsor aspirado foi a acima de 4 litros, conquistada pelo V12 6.3 usado pela Ferrari F12berlinetta e F12tdf. Os conjuntos movidos a eletricidade também tiveram destaque, com mais uma vitória do trem de força usado pelos Tesla S e X, campeão na categoria elétricos e motor verde.

    A surpresa fica pelo desempenho tímido do novo EA 211 1.5 TSI do Grupo Volkswagen. O motor é uma evolução do 1.4 TSI que equipa diversos modelos da marca e já equipa os novos Golf e Polo na Europa. O conjunto é o primeiro de grande volume a usar um turbo de geometria variável, tecnologia até então restrita a modelos de nicho, como o pioneiro Porsche 911 Turbo.

    Um destaque é que diversos finalistas são oferecidos em modelos de diferentes faixas de preço no Brasil, como os três cilindros da Volkswagen e Ford e o 1.2 PureTech da PSA – este último oferecido por aqui na versão aspirada.

    Conheça os finalistas do International Engine of the Year 2017 e alguns dos modelos que usam esses motores na lista abaixo:

    Alan Mulally and 1.0-litre Ford EcoBoost turbo petrol engine
    Alan Mulally, à época presidente da Ford, celebrando a chegada da família EcoBoost três cilindros (Divulgação/Ford)

    Motor do Ano 2017 – Categoria “até um litro”
    Ford EcoBoost 1.0 três cilindros turbo (Fiesta nacional, Fusion europeu) – 254 pontos
    Volkswagen 1.0 três cilindros turbo (Up! e Golf nacionais) – 241 pontos
    BMW 0.6 dois cilindros (i3 com extensor de autonomia) – 123 pontos
    Honda 1.0 três cilindros turbo (Civic europeu) – 81 pontos
    GM 1.0 três cilindros turbo (Opel Adam) – 68 pontos
    Renault/Nissan 0.9 três cilindros turbo (Clio, Dacia Sandero) – 62 pontos

    Continua após a publicidade
    Peugeot 308 europeu
    Segunda geração do Peugeot 308 é um dos modelos empurrados pelo 1.2 PureTech turbo (Divulgação/Peugeot)


    Motor do Ano 2017 – Categoria 1,0 litro até 1,4 litro

    PSA Groupe 1.2 três cilindros turbo (Peugeot 308, Citroën C4 Picasso europeus) – 239 pontos
    BMW 1.2 três cilindros turbo (Mini One europeu) – 154 pontos
    Volkswagen 1.4 TSI turbo com desativação de cilindros (Golf e Tiguan europeus) – 115 pontos
    Volkswagen 1.4 TSI turbo (Golf e Jetta nacionais) – 106 pontos
    FCA 1.4 MultiAIR turbo (Fiat 500 e Jeep Renegade europeus) – 80 pontos
    Volkswagen 1.4 TSI turbo híbrido (Golf GTE, Audi A3 e-tron) – 75 pontos

    Motor turbo da Ferrari é eleito o melhor do ano
    Portas tipo tesoura abrem-se para cima (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Motor do Ano 2017 – Categoria 1,4 litro até 1,8 litro
    BMW 1.5 três cilindros turbo híbrido (i8) – 157 pontos
    BMW 1.5 três cilindros turbo (Mini Cooper, 220i Active Tourer) – 128 pontos
    Audi 1.8 TFSI turbo (A1) – 103 pontos
    Volkswagen 1.5 TSI Evo (Golf e Polo europeus) – 100 pontos
    BMW/PSA 1.6 turbo (2008, C4 Lounge) – 80 pontos
    BMW 1.5 três cilindros turbodiesel (Série 1 e Cooper D europeus) – 60 pontos

    porsche-718-boxster
    A dianteira do 718 Boxster ganha novos faróis e traços mais retilíneos (Porsche/Divulgação)


    Motor do Ano 2017 – Categoria 1,8 litro até 2,0 litros

    Porsche 2.0 boxer biturbo (718 Boxster, 718 Cayman) – 182 pontos
    Mercedes-AMG 2.0 biturbo (A45, GLA 45) – 176 pontos
    Audi 2.0 turbo (A3 e Q3 nacionais) – 164 pontos
    Volvo 2.0 turbo/compressor híbrido (XC90 T8, S90) – 129 pontos
    BMW 2.0 turbo (Série 3 e X4 nacionais) – 82 pontos
    Volvo 2.0 turbo/compressor (S60, V60 Polestar) – 80 pontos

    fabricantes
    (Audi/Divulgação)


    Motor do Ano 2017 – Categoria 2,0 litros até 2,5 litros

    Audi 2.5 cinco cilindros turbo (RS 3, TT RS) – 357 pontos
    Porsche 2.5 biturbo (718 Boxster S, 718 Cayman S) – 276 pontos
    Ford 2.3 turbo (Focus RS) 172 pontos
    Mercedes 2.1 turbodiesel (Classe A e C europeus) – 93 pontos
    Mazda 2.2 turbodiesel (CX-5) – 78 pontos
    Toyota 2.4 híbrido (RAV4 Hybrid, Lexus IS300h) – 60 pontos

    Novo spoiler e entradas de ar maiores: coisas do GTS
    Novo Porsche 911 GTS usa o mesmo 3.0 boxer biturbo da linha Carrera (Rossen Gargolov/Quatro Rodas)

    Motor do Ano 2017 – Categoria 2,5 litros até 3,0 litros
    Porsche 3.0 seis cilindros biturbo boxer (911 Carrera, 911 GTS) – 310 pontos
    BMW seis cilindros biturbo (M3, M4) – 135 pontos
    FCA 2.9  V6 biturbo (Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio) – 114 pontos
    BMW 3.0 seis cilindros quadriturbodiesel (M550d) – 83 pontos
    Mercedes-AMG 3.0 V6 biturbo (C43 AMG, E43 AMG) – 74 pontos
    BMW 3.0 seis cilindros biturbo (140i M Sport, X5) – 62 pontos

    Continua após a publicidade
    Ferrari 488 GTB motor
    O Ferrari V8 biturbo marcou o retorno dos conjuntos sobrealimentados aos modelos com motor central-traseiro da marca (Divulgação/Ferrari)

    Motor do Ano 2017 – Categoria 3,0 litros até 4,0 litrosFerrari 3.9 V8 biturbo (488 GTB/Spider) – 345 pontos
    Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo (GT S, E 63 S) – 204 pontos
    Porsche 4.0 seis cilindros boxer biturbo (911 GT3) – 174 pontos
    Porsche 3.8 seis cilindros boxer biturbo (911 Turbo, 911 GT2 RS) – 92 pontos
    McLaren 3.8 V8 biturbo (675LT) – 75 pontos
    Honda 3.5 V6 biturbo híbrido (NSX) – 68 pontos

    Ferrari F12 TDF
    Modelo mais recente da marca, a Ferrari F12 TDF foi apresentada no tradicional amarelo (Ferrari/Quatro Rodas)


    Motor do Ano 2017 – Categoria acima de 4,0 litros

    Ferrari 6.3 V12 (F12berlinetta, F12tdf) – 203 pontos
    Audi 5.2 V10 (R8) – 153 pontos
    Lamborghini 6.5 V12 (Aventador) – 75 pontos
    Ford 5.2 V8 (Mustang Shelby GT350R) – 74 pontos
    BMW 4.4 V8 biturbo (M6, X5M) – 72 pontos
    Jaguar Land Rover 5.0 V8 compressor (F-Type, Range Rover) – 63 pontos

    tesla-model-s
    Versão P100D do Tesla S pode acelerar de zero a 100 km/h em 2,5 segundos (divulgação/Tesla)


    Motor do Ano 2017 – Categoria elétrico

    Tesla (S, X) – 325 pontos
    BMW (i3) – 212 pontos
    GM (Bolt) – 169 pontos
    Volkswagen (e-Golf) – 146 pontos
    Renault/Nissan (Zoe) – 98 pontos
    Renault/Nissan (Leaf) – 93 pontos

    Motor turbo da Ferrari é eleito o melhor do ano
    SUV Tesla X oferece as mesmas opções de motores do sedã S (Divulgação/Tesla)


    Motor do Ano 2017 – Categoria verde

    Tesla (S, X) – 202 pontos
    BMW 1.5 três cilindros híbrido (i8) – 143 pontos
    GM (Bolt) – 105 pontos
    BMW (i3) – 84 pontos
    BMW 0.6 dois cilindros (i3 com extensor de autonomia) – 75 pontos
    Volvo 2.0 turbo/compressor híbrido (XC90 T8, S90) – 60 pontos

    Ah, se as reações ao volante fossem tã rápidas como o NSX parece ser...
    Por enquanto só o Honda/Acura NSX usa o 3.5 V6 biturbo acoplado a um motor elétrico (divulgação/Honda)


    Motor do Ano 2017 – Categoria novo

    Honda 3.5 V6 biturbo híbrido (NSX) – 143 pontos
    Mercedes 2.0 turbodiesel (Classe E europeu) – 116 pontos
    FCA 2.9  V6 biturbo (Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio) – 115 pontos
    BMW 3.0 seis cilindros biturbo (140i M Sport, X5) – 91 pontos
    Volkswagen 1.5 TSI Evo (Golf e Polo europeus) – 75 pontos
    Aston Martin 5.2 V12 biturbo (DB11) – 65 pontos

    Continua após a publicidade
    Ferrari 488 GTB Motor
    Motor V8 biturbo usado na 488 GTB e Spider inclui injeção direta de combustível com pressão de 200 bar (Divulgação/Ferrari)


    Motor do Ano 2017 – Categoria performance

    Ferrari 3.9 V8 biturbo (488 GTB/Spider) – 247 pontos
    Porsche 4.0 seis cilindros boxer biturbo (911 GT3) – 159 pontos
    Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo (GT S, E 63 S) – 85 pontos
    Ferrari 6.3 V12 (F12berlinetta, F12tdf) – 69 pontos
    FCA 2.9  V6 biturbo (Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio) – 61 pontos
    Tesla (S, X) – 48 pontos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.