Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fiat adianta como serão substitutos de Strada, Argo, Pulse e Fastback

Fiat antecipa nova família de carros compactos globais, que contempla picape compacta e SUV cupê, mas descarta os sedãs

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2024, 22h37 - Publicado em 25 fev 2024, 22h35
FIATConcept_Pick-up
FIAT Concept Pick-up (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

Carro mais vendido do Brasil em 2023 pelo terceiro ano seguido, a Fiat Strada teve seu sucesso reconhecido pela fabricante. O modelo brasileiro é a inspiração de um dos projetos da nova família global de compactos da Fiat, que também prevê sucessores para Argo, Pulse e Fastback.

O ponto de partida de todos os carros será a nova geração do Fiat Panda, que será lançada na Europa em Julho. Além do hatch compacto e da picape, a família também incluirá um SUV, um SUV cupê à moda do Fiat Fastback e uma van, antecipada com um carro de proposta mais aventureira.

FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

A partir do Panda, cada novo carro compacto da Fiat será lançado com um intervalo de 12 meses até 2027. Isso, pelo menos, na Europa. Mas todos eles serão globais e têm chances de serem fabricados em Betim (MG) a partir do final de 2025.

Compartilhe essa matéria via:

“O próximo passo na competição global é a transição de produtos locais para uma oferta global que beneficiará todos os nossos clientes em todos os lugares. Estamos entusiasmados em compartilhar uma prévia do nosso futuro; um futuro muito próximo, na verdade, já que o primeiro carro será apresentado em 4 meses, durante as comemorações do 125º aniversário da marca. Este carro seguirá então um novo modelo por ano“, declarou Olivier François, CEO da FIAT e Diretor de Marketing da Stellantis.

Divulgação
(Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Todos esses carros serão baseados na plataforma CMP, agora chamada de STLA Small. É a plataforma dos Peugeot 208 e Citroën C3 promovida ao uso por todas as marcas da Stellantis. Tudo porque essa arquitetura aceita motores a combustão, conjuntos híbridos e também elétrica, e já é usada nos principais mercados de carros compactos: América do Sul, Europa e Índia.

É notável que o Brasil teve peso na escolha de alguns dos carros compactos, mas é um dos mercados que sentirá uma falta importante: não há um sedã em vista, indicando que o Fiat Cronos, fabricado na Argentina, e o Fiat Tipo sedã, fabricado na Turquia, não terão substitutos. Também não contempla um carro subcompacto para substituir o Mobi. Confira cada um dos carros-conceito apresentados.

O substituto da Fiat Strada

FIATConcept_Pick-up
(Divulgação/Fiat)

A nova picape compacta com cabine dupla, de acordo com a Fiat, será vendida até na Europa. É a chamada Fiat Pick-up Concept, que dá pistas daquela que poderá ser a nova geração da Fiat Strada. O foco, porém, não é tanto o transporte de carga.

Continua após a publicidade
FIATConcept_Pick-up
(Divulgação/Fiat)

O argumento do carro é, na verdade, a possibilidade de combinar características de um veículo comercial com um SUV urbano, sendo um veículo voltado para atividades ao ar livre. O conceito “coloca a diversão na funcionalidade e responde à redescoberta global do tempo livre como valor para as pessoas”. Talvez tenhamos visto isso antes na Fiat Toro.

Mas a Fiat jura que a inspiração é a Strada brasileira. Tiveram até a sensibilidade de ambientar a picape futurista no calçadão de Copacabana.

O substituto do Fiat Fastback

FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

A Fiat não esconde: o Fastback Concept representa o herdeiro do Fiat Fastback brasileiro e do Fiat Tipo vendido no Oriente Médio e na África. Sua versão de produção será vendido em todos esses mercados e também na Europa. 

Continua após a publicidade
FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

Embora todos os conceitos tenham aspecto meio quadradão, esse explora bem o caimento mais acentuado do teto que, de acordo com a Fiat, inspira esportividade. Na verdade, usa o design como argumento para a sustentabilidade: o teto melhora a aerodinâmica e o consumo pode ser reduzido. 

A ideia é oferecer um estilo mais moderno e jovem em comparação com muitos SUVs. E vale reparar que as portas traseiras são as mesmas da picape e do SUV convencional.

O substituto do Fiat Pulse

FIATConcept_SUV
(Divulgação/Fiat)

A Fiat define o SUV como um “Giga-Panda”, mas, seguindo a lógica, ele também pode ser visto como o sucessor do Fiat Pulse que a Fiat fabricará em Betim. Ele aproveita muitos elementos do SUV cupê e da picape e, de acordo com a fabricante, é focado nas necessidades espaço de carros familiares. De certa forma, está mais para um Renault Duster da Fiat do que para um Pulse, que é bem apertado. 

Continua após a publicidade

O substituto do Fiat Doblò

FIATConcept_Camper
(Divulgação/Fiat)

O Fiat Camper Concept, por definição, tem a “versatilidade de um carro feito para a cidade com as características de um SUV e a alma de um companheiro de confiança”, Poético, mas esse veículo polivalente seria um excelente substituto para o Fiat Doblò, cobrindo um segmento de carros espaçosos e funcionais que vem recebendo mais atenção no mercado europeu ultimamente. 

O substituto do Fiat Argo

FIATConcept_CityCar
(Divulgação/Fiat)

Esse é o segredo que vai durar menos. O Fiat City Car Concept representa a nova geração do Fiat Panda, que é o carro que acabará substituindo o Fiat Argo no Brasil até 2026. A fabricante adianta, inclusive, que será um carro maior que o Panda atual (que tem o mesmo porte do Fiat Uno). 

FIATConcept_CityCar
(Divulgação/Fiat)

O foco deste carro foi alcançar a leveza estrutural, otimização de espaço e luminosidade na cabine. É o único dos conceitos que teve sua cabine revelada, com o objetivo de demonstrar a posição de dirigir elevada, as telas no painel e o uso de materiais reciclados e sustentáveis, como o bambu. Na prática, o carro definitivo será como um Citroën C3 da Fiat. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.