Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fiat Argo e Cronos: três estrelas em segurança; Toyota Etios leva quatro

Falta de controle de estabilidade e estrutura instável redeu nota mediana à dupla, mas modelo da Toyota também recebe dicas para melhorar

Por Gabriel Aguiar
16 jul 2019, 12h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Cronos LAtin NCAP
    Somente o Cronos foi avaliado, mas a nota também vale para o Argo (Latin NCAP/Divulgação)

    A dupla Fiat Argo e Cronos já chegou às lojas há mais de um ano – o hatch, na verdade, está à venda desde 2017 –, mas só agora foram colocados à prova pelo Latin NCAP.

    Segundo o órgão responsável por avaliar a segurança dos modelos vendidos na América Latina, ambos têm apenas três estrelas das cinco possíveis para proteção de adultos.

    Fiat Cronos Latin NCAP
    No impacto lateral, o órgão observou pouco proteção para o peito (Latin NCAP/Divulgação)

    Apesar dos airbags frontais (obrigatórios por lei), os dois oferecem fraca proteção do peito em impactos laterais e a estrutura foi considerada instável quando testada ao limite.

    Segundo o Latin NCAP, a dupla tem boa concepção de projeto, o que permite melhorias. Também pesou contra a falta do controle eletrônico de estabilidade e do aviso para afivelar cintos.

    Continua após a publicidade

    Vale observar que tanto Argo quanto Cronos oferecem controle de estabilidade nas versões 1.3 e 1.8 equipadas com câmbio automatizado e automático, respectivamente.

    Em relação à proteção infantil, Argo e Cronos conquistaram quatro estrelas no teste graças ao sistema Isofix e à possibilidade de desconexão do airbag frontal para passageiro.

    Entretanto, faltaram sinalizações que atendessem aos requisitos da instituição, tanto para uso do Isofix como para desativar a bolsa inflável, o que impossibilitou a nota máxima.

    Toyota Etios Latin NCAP
    Etios conquistou quatro das cinco estrelas possíveis em proteção para adultos (Latin NCAP/Divulgação)

    O Toyota Etios também foi submetido às provas de colisão e conquistou quatro estrelas para a proteção de adultos. Essa nota é a mesma obtida pelo modelo na proteção infantil.

    Continua após a publicidade

    Apesar da estrutura na área dos pés ter sido considerada instável, o modelo foi considerado acima de mediano na proteção de ambos os ocupantes nas batidas frontal e lateral.

    Toyota Etios Latin NCAP
    Modelo recebeu recomendações de mudanças do Latin NCAP (Latin NCAP/Divulgação)

    O aviso afivelar os cintos e o controle de estabilidade oferecido de série contribuíram para a boa nota obtida, ainda que o Latin NCAP recomende melhorias para o veículo.

    No caso da proteção infantil, o órgão aconselha a adoção de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) virado para trás, desconexão do airbag de passageiro e novas sinalizações.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.