Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fiat Cronos 1.3 recebe linha 2022 enquanto 1.8 segue em “julgamento”

Com renovação limitada aos 1.3, Cronos 2022 chega sem variedade de motores e apenas câmbio manual, pelo menos por enquanto

Por Eduardo Passos
Atualizado em 2 jul 2021, 21h06 - Publicado em 2 jul 2021, 21h02
Novo Fiat Cronos S-Design 2022
Novo Fiat Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)

Não existe vida fácil para os sedãs no Brasil hoje em dia, mas o Fiat Cronos persiste, ainda que com algumas dúvidas no ar. O modelo acaba de receber sua nova linha 2022, mas apenas nas versões com motor 1.3 e o destaque fica para a versão esportivada S-Design. Enquanto isso, o futuro do motor 1.8 segue incógnito. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O anúncio da Fiat foi feito nesta sexta-feira (2), constando apenas três versões do sedã compacto. A básica 1.3, intermediária Drive e a série especial S-Design, com ares de Cronos HGT esportivos mas mecânica idêntica. Todas oferecem o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm, e apenas o câmbio manual de cinco marchas.

O Cronos básico se mantém essencialmente o mesmo da linha 2021, lançada em novembro do ano passado. As novidades ficam por conta da nova identidade visual da Fiat aplicada nos bancos e nos retrovisores externos, agora com repetidores de seta. 

A versão básica parte de R$ 72.990 – aumento de 15% em relação ao antecessor. Segundo a Fiat, os destaques do modelo ainda incluem ar-condicionado, direção elétrica e rádio com USB e Bluetooth. Itens como lanternas em led, comandos no volante e monitoramento de pressão dos pneus também são de série.

Continua após a publicidade
FiatCronosSDesign13MT6
Fiat foi certeira na combinação de tons escuros em preto, bronze e vermelho (Divulgação/Fiat)

Os diferenciais do Cronos Drive são, basicamente, central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, além de vidros elétricos e entradas USB na segunda fileira. Tudo isso por R$ 78.590 – 17% mais caro em nove meses.

Cronos S-Design

Quando a Fiat lançara o Cronos 2021, a série limitada S-Design era tratada como opcional de prestígio da versão Drive, acrescentando detalhes estéticos ao carro. Na prática isso não mudou, mas o Cronos S-Design ganhou ares de protagonista do ano-modelo, com novo visual para conquistar o país dos SUVs e caminhonetes e repetir o sucesso da Argentina, onde é um dos modelos mais vendidos.

As mudanças são poucas, mas a Fiat encontrou elegância na sutileza dos tons que imitam bronze e contrastam com carroceria e acabamento. O bronze foi aplicado, externamente, nos logotipos da marca e nos identificadores de modelo e versão.

FiatCronosSDesign13MT15
Interior do Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Por dentro, a evolução em relação ao Drive é bem mais notável, com o bronzeado aparecendo na costura do couro do volante, painel e console central. A cor metálica também foi inserida nos bancos exclusivos e no console.

Mais do que visual, o Cronos S-Design também é mais tecnológico, graças a detalhes como chave presencial, ar-condicionado digital, câmera de ré, retrovisores elétricos, auxílio de partida em rampa e controles de tração e estabilidade. Vale notar que a central multimídia, entretanto, não recebeu a nova interface Uconnect 5. Detalhes mantidos incluem rodas de liga leve de aro 15”, faróis de neblina, frisos laterais e um charmosos aerofólio traseiro.

Fiat Cronos
Versões como a Precision AT ainda não tiveram atualização para o ano-modelo 2022 definida (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Cronos S-Design está mais caro, mas esse reajuste depende do ponto de vista: o preço total do modelo agora é de R$ 83.090, contra R$ 71.380 na introdução da linha 2021. O custo do pacote avulso, entretanto, está quase o mesmo: R$ 4.500 para “promover” o Cronos Drive, contra R$ 4.390 de antes.

Cadê as versões 1.8?

É inegável que o esportivado chama atenção pelo bom gosto e, principalmente, atenção ao propósito. Mas não o suficiente para que deixássemos de notar a completa ausência de menção às versões 1.8 (139 cv/19,3 kgfm), que oferecem transmissão automática e correspondem ao topo de linha do Cronos.

Continua após a publicidade

Consultada, a empresa justificou a ausência dizendo que, como ainda existem unidades 2021 com motor 1.8 à venda na rede de concessionárias, essas acabaram ficando de fora do comunicado oficial. Obviamente a ausência só reforçou especulações que o fim do 1.8 e.TorQ está mais próximo do que nunca.

Detalhes em bronze se repetem no painel
Detalhes em bronze se repetem no painel (Divulgação/Fiat)

Longevo e confiável, seu projeto deriva da Tritec – joint-venture formada por BMW e Chrysler ainda no século XX – e foi apresentado em 2010, com atualizações mecânicas diversas. Ainda que sua trajetória venha sendo cumprida com elogios, é cada vez mais difícil acompanhar as novas legislações e, principalmente, a eficiência dos novos motores turbo da Stellantis.

Nem a própria Fiat tem certeza do que fará com as Drive AT6, Precision e HGT, mas tanto pode ocorrer uma substituição pelo novo 1.0 turboflex da Stellantis quanto uma coexistência pacífica. A transmissão das versões turbo também mudará, provavelmente recebendo o câmbio CVT do Fiat Pulse.

É assim, renovado pela metade, que o Cronos 2022 chega para animar o segmentos dos sedãs compactos no Brasil. O futuro, entretanto, promete maiores emoções.

Continua após a publicidade

Ficha técnica do Fiat Cronos S-Design 2022:

Vista lateral do Fiat Cronos S-Design 2022
Vista lateral do Fiat Cronos S-Design 2022 (Divulgação/Fiat)

Motor: flex, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.332 cm³, 8V, aspirado, 109 cv a 6.250 rpm (etanol), 14,2 kgfm a 3.500 rpm (etanol).

Câmbio: manual, cinco marchas, tração dianteira

Suspensão: McPherson (dianteiro)/ eixo de torção (traseiro)

Freios: discos ventilados (dianteiro)/ tambor (traseiro)

Continua após a publicidade

Pneus: 185/60R15

Dimensões: comprimento, 436,4 cm; largura, 172,6 cm; altura 150,8 cm; entre-eixos, 252,1 cm; porta-malas, 525 l.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.