Fiat e Renault levam bronca por divulgar itens que Cronos e Kwid não têm
Segundo o Latin NCAP, airbags mostrados em imagens publicitárias são maiores do que aqueles que efetivamente equipam sedã e hatch
O Latin NCAP, programa de segurança viária para América Latina e Caribe, deu uma “puxão de orelha” nesta quinta-feira (8), em sua página oficial no Facebook, na Fiat e na Renault.
A primeira a ser admoestada foi a Fiat. O motivo é um GIF que a marca divulga no hot site do sedã Cronos, ilustrando o funcionamento dos airbags laterais do modelo – oferecidos apenas como opcionais.
Segundo o órgão de segurança, “esse não é o equipamento de airbags laterais que oferece o modelo”.
Isso porque, enquanto a imagem ilustra uma bolsa que cobre cabeça e tórax em caso de colisão lateral, o equipamento efetivamente existente no Cronos seria um mais simples, de proteção apenas ao tórax.
No fim da publicação, o programa “solicita à Fiat que retifique a publicação, visando a oferecer informações transparentes e claras aos consumidores”.
Poucas horas depois, o Latin NCAP fez o mesmo em relação ao Kwid, porém com críticas direcionadas somente às divisões argentina e colombiana da Renault:
“Nos sites oficiais da Renault argentina e colombiana, o modelo Kwid também mostra airbags laterais que cobrem cabeça e tórax, quando as bolsas laterais que o modelo oferecem são só de tórax.”
“Cabe destacar que, no site da Renault do Brasil, a imagem de referência utilizada está correta”, completa o órgão.
QUATRO RODAS procurou a assessoria do Latin NCAP para questionar se a instituição encaminhou alguma reclamação formal às fabricantes a respeito do erro. Confira a resposta, assinada por Alejandro Furas, secretário-geral do programa.
“As bolsas de ar laterais que Cronos [e Kwid] oferecem como são só de tórax e não cobrem a cabeça em um choque lateral, como por exemplo fazem as bolsas laterais de [VW] Polo e Virtus.”
O Latin NCAP entrou em contato formal com a Fiat, que confirmou que efetivamente os airbags laterais oferecidos pelo Cronos cobrem apenas o corpo [do passageiro] e não a cabeça, como mostra a animação na internet.”
Sobre a Renault, o órgão afirmou que já contatou as divisões argentina e colombiana para esclarecimentos, mas que até o momento não obteve resposta.
Também procurada pela reportagem, o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobile) informou que a imagem era de caráter “meramente ilustrativo”, mas que iria retirá-la do ar. Confira o comunicado da empresa:
“A Fiat retirou do ar a imagem de caráter meramente ilustrativa relacionada ao posicionamento do airbag lateral do modelo Cronos para análise e possível mudança. Com isso, a Fiat reitera seu posicionamento de respeito ao cliente e apoio à melhoria constante da segurança veicular.”
Cumpre relembrar que, recentemente, o Cronos e seu irmão Argo foram avaliados com três estrelas no teste de segurança do Latin NCAP. Avaliado quase dois anos atrás, o Kwid também possui três estrelas no escrutínio da entidade.
Atualizado em 09/08/2019 às 09h43.