Fiat Punto
O T-Jet inaugura a cara nova do Punto e apresenta as mudanças para torná-lo mais competitivo na arena dos compactos premium
No mesmo mês em que a segunda geração do Citroën C3 é apresentada, um Punto renovado chega às lojas. Os dois engrossam a lista de novidades no segmento de hatches premium, que conheceu o Chevrolet Sonic há dois meses e viu o New Fiesta no fim do ano passado. São quatro novidades de peso em um terreno que parecia estar abandonado. Ironicamente, a o que tudo indica, por ora a Volkswagen sera a única desatualizada na classe que ela própria inaugurou dez anos atrás, com o Polo.
O Fiat Punto não passou por uma atualização tão profunda como a do C3, mas as mudanças são suficientes para reanimar o hatch que não via novidades expressivas desde 2007, quando foi lançado. Ele tem novidades por dentro, por fora e onde não se vê. A dianteira traz as principais alterações, dando ao hatch os traços de estilo que marcam os automóveis da marca, principalmente o “bigode” de plástico, pintado de cinza-escuro, no centro do para-choque. O aplique divide em duas a grade em colmeia do radiador e abriga nas pontas as luzes de direção, que antes eram embutidas nos faróis. Na versão T-Jet, um pequeno defletor de ar próximo da caixa de roda destaca o Punto turbo. Atrás, uma fileira de leds contorna as lanternas, como ocorre com a minivan Idea. Na parte inferior, um extrator embutido no para-choque completa o visual, emoldurando as saídas duplas de escapamento e a lanterna de ré localizada no centro. Os dois para-choques têm cortes verticais nas extremidades que parecem melhorar o fluxo de ar nos freios – mas não se engane, são formas sem função. A reforma afetou até mesmo o logotipo do carro, que perdeu o P estilizado, com perfil de um motorista. A nova grafia utiliza uma fonte arredondada e um ponto vermelho para diferenciar a versão turbo.
Por dentro, o Punto também evoluiu. A marca apostou em curvas para redesenhar o painel. No T-Jet, o mostrador de LCD tem um gráfico que indica a pressão do turbo, como seu antecessor. Ele perdeu o display alaranjado e os mostradores passaram a utilizar a cor branca. À noite, destaca-se um filete de leds que se acende quando os faróis são acionados, juntamente com pontos luminosos nas portas, dentro das maçanetas. Para incrementar a ergonomia, a coluna de direção ajustável em altura passa a ser regulável em profundidade, de série.
DNA na ponta do dedo
Sem novidades mecânicas, o motor 1.4 turbinado continua desfrutando seus generosos 152 cv. No entanto, um botão prateado ao lado da alavanca da transmissão melhora as respostas do acelerador, trazendo a sensação de que o carro ficou ainda mais esperto. Apelidado pela Fiat de “Seletor DNA”, o comando alterna os modos Dynamic, Normal e Autonomy. Os três programas utilizam mapas de calibração distintos da central ele- trônica do motor. Em “dinâmico”, a injeção de combustível é adiantada, deixando o carro mais ágil. Com o modo “autonomia” ligado, ocorre o oposto. Além disso, um sinal é exibido no painel, indicando o momento ideal para as trocas de marcha.
O recurso atua como estimulante e aumenta o prazer ao dirigir, mas não traz melhorias no desempenho. No modo Autonomy, levamos 9,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Em Dynamic, precisamos de 9,3. Para as retomadas de velocidade, os dois programas resultaram em tempos praticamente idênticos. De 80 a 120 km/h, em quinta marcha, levamos 10,2 segundos em Autonomy e 10 em Dynamic. Em compensação, você não precisa se preocupar com consumo se quiser usar o Dynamic o tempo todo. Dentro da cidade, fizemos 10,8 e 10,6 km/l, nos modos Autonomy e Dynamic. Em ciclo rodoviário, dirigir em Dynamic trouxe mais economia, com 13,3 km/l, contra 12,7. Todas as marcas foram obtidas com gasolina, único combustível aceito pelo motor 1.4 turbo de 152 cv a 5 500 rpm.
Comparando o novo T-Jet com o modelo lançado em 2009, a performance manteve-se a mesma, mas os ganhos em consumo foram notáveis. No teste realizado em março de 2009, o Punto T-Jet havia marcado 8,7 e 11,3 km/l, nos ciclos urbano e rodoviário, nessa ordem. Os novos mapas do motor, a adoção de pneus verdes e a melhora aerodinâmica da carroceria em 5% justificam a bem-vinda economia. Houve também ligeira melhoria em ruído interno. Medimos 38,7 decibéis em ponto morto no atual e 42,4 no antigo.
Quase um lobo solitário no desértico segmento ocupado pelos compactos esportivos de sua classe, o Punto T-Jet mantém o curso numa trilha em que outros pequenos bravos, de saudosa memória, ficaram pelo caminho.
DIREÇÃO, FREIO E SUSPENSÃO
Volante tem regulagem de altura e profundidade, mas poderia ser elétrico, como o Bravo. Freios a disco nas quatro rodas trazem resultados dentro da média. Poderiam ser melhores.
★★★★
MOTOR E CÂMBIO
O conceito de downsizing mostra que tamanho não é documento, pelo menos quando se fala em motores. O Seletor DNA estimula o condutor a brincar com o câmbio.
★★★★☆
CARROCERIA
As alterações estéticas fizeram bem ao Punto, modernizando-o. No T-Jet, a Fiat aumentou os recursos de estilo que marcam a versão esportiva.
★★★★☆
VIDA A BORDO
Ergonomia exemplar. É fácil encontrar boa posição para dirigir. Tem bancos envolventes e acabamento melhorado.
★★★★
SEGURANÇA
Ganhou equipamentos. Tem freios ABS e airbags duplos em todas as versões. Os cintos dianteiros têm pré-tensionadores e os piscas são acionados em frenagens bruscas.
★★★★
SEU BOLSO
No começo de 2009, foi lançado por 59500 reais. O modelo revisto traz novos equipamentos e custa menos, tornando- se uma opção mais interessante que o Bravo T-Jet, que parte de 66280 reais.
★★★★
VERSÕES ASPIRADAS TAMBÉM TÊM NOVIDADES
A linha 2013 do Punto é composta de quatro versões (Attractive, Essence, Sporting e T-Jet), disponíveis com os motores 1.4 8V, 1.6 16V, 1.8 16V e 1.4 16V turbo, e opção de transmissão manual ou Dualogic Plus. Acostume-se ao nome “Plus”, apelido que a Fiat deu à segunda geração do câmbio automatizado. O Punto é o segundo modelo a receber o Dualogic Plus, que reduz as oscilações da carroceria entre as trocas de marcha, além de novos recursos. Um deles é o “creeping”, que acopla a embreagem quando o motorista solta o freio com a primeira marcha engatada. Isso faz o carro andar lentamente, com o objetivo de facilitar manobras. Com o Dualogic normal, o carro não se movia, mesmo com a primeira engatada, exigindo um toque no acelerador e dificultando a dosagem de força em espaços apertados. Em aclives leves, outra vantagem é que o carro se mantém imóvel, sem descer.
Como opcional as versões Essence 1.6 e Sporting 1.8, as duas que podem vir com o Dualogic, passam a contar com borboletas atrás do volante para trocas de marcha.
Desde a configuração de base, a Attractive 1.4, freios com ABS, airbags, direção hidráulica e volante com regulagem de altura e profundidade passam a vir de série. Outro item de segurança é o sinalizador de frenagem de emergência, chamado de ESS, que aciona o pisca-alerta em desacelerações maiores que 7 m/s2.
Entre os equipamentos de comodidade está o sensor de estacionamento, com visor gráfico que indica no painel a distância do carro para o obstáculo, além do sinal sonoro.
No interior, cada versão passa a contar com detalhes de acabamento exclusivos, como o aplique acolchoado no painel e os tecidos dos bancos. O quadro de instrumentos também é dedicado, ganhando sofisticação conforme o incremento de preço. O Punto Attractive 1.4 parte de 38570 reais, seguido pelo Essence 1.6 (41750 reais), Essence 1.6 Dualogic (44140), Sporting 1.8 (46400) e Sporting Dualogic (48770). O T-Jet é o mais caro da gama, começando em 55 740 reais. Nada menos que 12 opções de cores serão oferecidas.
OS RIVAIS Mitsubishi Lancer
Parte de 68 990 reais, com motor 2.0 de 160 cv. Não é um primor de desempenho, mas fica bonito na garagem.
Citroen DS3
Sai por 79 900 reais, mas é o compacto mais potente do mercado, abaixo da linha dos 100 000 reais. Vale o esforço.
VEREDICTO
Espécime raro, é um dos poucos compactos esportivos que vão além do visual, entregando mais desempenho que as versões comuns. Oferece conforto para o dia a dia e consumo comedido. isso faz dele boa opção até para uso diário.
>> Confira aqui a Ficha Técnica do carro