Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Filiadas à Abeiva têm pior desempenho do ano na venda de importados

Associadas à entidade tiveram queda nas vendas pela 10ª vez consecutiva

Por Natali Chiconi
Atualizado em 9 nov 2016, 12h11 - Publicado em 12 dez 2012, 15h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • mercado

    A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) anunciou que suas empresas filiadas fecharam o mês de novembro com 8.137 unidades emplacadas, representando uma queda de 9,9% em relação ao mês de outubro. Na comparação com novembro de 2011, a queda é de 46,1%.

    Em uma comparação realizada desde fevereiro e que contempla o período igual, porém em 2011, pôde-se constatar que as associadas à Abeiva apresentam queda mensal em vendas pela 10ª vez consecutiva. Com 119.896 veículos emplacados no acumulado entre janeiro e novembro de 2012, as associadas à Abeiva também tiveram queda de 33,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

    Apesar da situação enfrentada pelas empresas associadas, o total de vendas no mercado sofreu alta de 6,3%, com 3.291.295 unidades emplacadas neste ano. Analisando apenas o comportamento de vendas do mês de novembro em relação a outubro deste ano, as associadas à Abeiva registraram baixa de 9,9% e o mercado interno também decresceu 9,1%. Na comparação de iguais períodos de 2012 e 2011, enquanto o mercado de veículos importados caiu 46,1%, o mercado nacional caiu apenas 2,7%.

    “Lembramos que, em novembro, continuamos com influência positiva da redução do IPI mas, no caso dos importados com a adição dos 30 pontos percentuais, anunciada pela presidente em outubro. Sem esta redução, embora ínfima, o desempenho poderia ter sido ainda pior. Novembro se apresentou como o pior mês do ano para as associadas à Abeiva. A situação do setor oficial de importação é extremamente grave”, analisa Flavio Padovan, presidente da entidade.

    A poucos dias para o encerramento do ano, a Abeiva afirma que teve não atingir a projeção de vendas estimada para 2012. “Com a queda no volume do setor, nos defrontamos novamente com a redução da rede de concessionários, postos de trabalhos e arrecadação de impostos, porém o governo está ciente desta situação e já deve ter avaliado que medidas restritivas no comércio internacional têm uma influência negativa na captação e entrada de novos investimentos”, completou Padovan.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.