Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fim de uma era: após 47 anos, chega ao fim a produção do Ford Fiesta

Após quase 50 anos, preferência por SUVs e necessidade de lançar carros elétricos leva a Ford a terminar, de vez, a produção do icônico compacto

Por Lucas Parente
Atualizado em 8 jul 2023, 16h22 - Publicado em 7 jul 2023, 13h34
Ford Fiesta 2021 branco visto 3/4 de frente
Últimas unidades do Fiesta trazem reestilização que não chegou ao Brasil (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford desligou os aparelhos. A última unidade do Fiesta foi produzida no último dia 7 de julho. Com 47 anos em linha de produção da mais de 18 milhões de unidades vendidos por todo o mundo, a história do icônico compacto da marca chega oficialmente ao fim.

Já era esperada há algum tempo a aposentadoria da produção do Ford Fiesta. No Brasil, o carro já tinha encerrada sua linha de produção em 2019, quando a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada. Com os olhos dos consumidores totalmente voltados à moda dos SUVs, a norte-americana apostará em modelos como o novo Explorer EV. Outro motivo para o fim da festa diz respeito à liberação de espaço na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha, que agora focará em carros elétricos.

Ford Fiesta
Fiesta se despediu do Brasil em 2019 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

As duas últimas unidades do carro serão mantidas pela montadora, uma delas no acervo global e outra no acervo britânico, onde o Fiesta fez muito sucesso e acumulou mais de 5 milhões de emplacamentos.“Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia”, comentou o gerente-geral da divisão europeia de EVs da marca, Martin Sander, no ano passado.

Continua após a publicidade
Ford Fiesta 2021 verde visto 3/4 de frente
Nos últimos vieram versões híbridas e até 1.5 turbo com 200 cv e preparo da divisão esportiva da Ford (Divulgação/Ford)

Fim de uma era: após 47 anos, chega ao fim a produção do Ford Fiesta

O Fiesta é um dos modelos mais icônicos e antigos da montadora. Lançado em 1976, o hatch será substituído indiretamente por uma versão elétrica do novo Puma, que pouco terá a ver com o detentor original do nome e usará plataforma da Volkswagen. Essa atualização escancara os gostos atuais do mercado e a necessidade das marcas de atualizarem seus catálogos, mesmo que seja encerrando produções de veículos de alta popularidade.

Continua após a publicidade

Ford-Fiesta-Generations-15-1536x1022

O Fiesta não é o único veículo icônico da Ford que está sendo “engolido” pelas modernizações e alterações que o mundo automotivo vem sofrendo nos últimos anos com a chegada da era da eletricidade. A montadora já anunciou que o Focus também terá produção encerrada, mas apenas no ano de 2025.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.