Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Flagra: SUV Toyota nacional será ao Corolla o que T-Cross é para o Virtus

Com o nome "Corolla Cross" cada vez mais especulado na Àsia, modelo herdará quase tudo do sedã médio, mas no visual será um mini-RAV4

Por Leonardo Felix
Atualizado em 12 mar 2021, 11h03 - Publicado em 15 jun 2020, 12h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Corolla Cross
    (7Car/Reprodução)

    A chegada ao mercado brasileiro ocorrerá apenas em 2021, mas o futuro SUV nacional da Toyota, a ser produzido em Sorocaba (SP), com investimento de R$ 1 bilhão, já está cada vez mais perto de ser totalmente revelado.

    Com apresentação prevista para acontecer nos próximos meses na Ásia, onde vem sendo desenvolvido e de onde o projeto será herdado pela divisão local do fabricante, o modelo teve flagra quase sem camuflagem publicado nos últimos dias pelo site tailandês 7Car.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    A imagem de um protótipo estacionado e com uma simples lona escondendo parcialmente a carroceria revela que os traços serão bem similares ao do RAV4, em especial o desenho dos protetores das caixas de roda e a assinatura em led das lanternas traseiras.

    No entanto, não só a plataforma TNGA-C e o possível nome “Corolla Cross“, cada vez mais especulado na Ásia, são os mesmos do sedã médio. Aparentemente, toda a base, o conjunto mecânico e a eletrônica embarcada virão herdados do três-volumes.

    SUV Toyota – flagra
    Flagra do futuro “Corolla Cross” ainda bem camuflado na Tailândia (Thai Car Inside/Reprodução)
    Continua após a publicidade

    Isso significa que, conforme antecipado exclusivamente por QUATRO RODAS, o futuro SUV deve preservar os 2,70 metros de entre-eixos do Corolla e o conjunto de suspensões independentes nos dois eixos, mas com vão livre do solo e bitolas maiores.

    Segundo o site tailandês CarsNewUpdates, o Corolla Cross medirá 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,61 m de altura. São 13,5, 3 e 8,5 cm a menos do que o RAV4, respectivamente, o que ratifica seu posicionamento um degrau abaixo. Mas, curiosamente, seu entre-eixos será 1 cm mais comprido.

    RAV4 2020 3
    Visual será inspirado no RAV4 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Como isso é possível? Além da carroceria mais baixa, ele terá balanços dianteiro e traseiro reduzido, o que significa um cofre de motor e um volume de porta-malas menores. Em relação ao Corolla, são 17 cm a menos de comprimento, mas 4,5 e 15,5 cm a mais de largura e altura. 

    Continua após a publicidade

    Quanto à motorização, para a Ásia já está praticamente certo o uso do 1.8 quatro-cilindros híbrido de ciclo pseudo-Atkinson, que no Brasil é usado pelo Corolla em variante flex, com 122 cv. O SUV nacional vai aproveitá-lo, também conforme revelado em primeira mão por nossa reportagem.

    Nas demais versões, receberá o 2.0 quatro-cilindros com injeção variável entre direta e indireta, também flexível, capaz de render 177 cv. O câmbio, em todos os casos, será sempre CVT com simulação de dez marchas.

    O pacote de equipamentos também conversará intimamente com o Corolla. O SUV deve trazer o sistema Safety Sense, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de faixa, além de central multimídia de 9 polegadas com projeção de celulares e faróis com leds.

    Continua após a publicidade

    N’outras palavras, sua relação com o Corolla será muito similar àquela do VW T-Cross com o sedã Virtus. Mesmo entre-eixos, mesmos trens de força e compartilhamento de muitos componentes.

    É preciso ressaltar, porém, que o Corolla Cross será um SUV médio, posicionado no segmento de Jeep Compass e dos futuros Ford Territory e VW Tarek, portanto acima da turma de T-Cross, Tracker, Renegade e cia, mas abaixo do RAV4. Preços devem orbitar a faixa de R$ 150.000.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa edição 734
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.