Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Fora de linha no Brasil, Sandero é o carro mais vendido da Europa pela primeira vez

Hatches dominam o top 3 da Europa, mas a domínio é dos SUVs; elétricos têm leve queda, mas devem voltar a subir em 2025, estima a Jato Dynamics

Por João Vitor Ferreira
4 fev 2025, 07h09
Sandero DACIA
Dacia Sandero está na sua terceira geração na Europa e é o mais vendido do continente pela primeira vez (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Aposentado no Brasil e sucesso na Europa. O Dacia Sandero é oficialmente o carro mais vendido do Velho Continente e por muito. No ano passado, segundo informações da Jato Dynamics, o hatch superou o segundo colocado em mais de 50.000 unidades.

Ao todo, o Sandero emplacou 268.101 unidades, enquanto o segundo colocado, Renault Clio, registrou 216.371 vendas. Quem fecha o pódio é outro hatch: o Volkswagen Golf, com 215.715 unidades vendidas.

Na Europa, o Sandero vive sua terceira geração. Aqui no Brasil, ele viveu com até 2023, ainda na segunda geração, quando foi retirado de linha. A Renault manteve a família Sandero ativa até o início deste ano, mas optou por cancelar a produção do Stepway também.

É a primeira vez que o modelo da Dacia consegue o título de carro mais vendido da Europa. Em 2023, ele ficou no quase, sendo superado apenas pelo Tesla Model Y. Aliás, o SUV elétrico não conseguiu desempenhar tão bem em 2024, tendo uma queda de 17% em duas vendas, terminando o ano na quarta colocação com 209.214 emplacamentos.

Renault Clio
Renault Clio foi o segundo colocado, garantindo uma dobradinha do Grupo Renault (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

E por falar em elétricos, o segmento teve uma leve queda na participação de mercado de 2023 para 2024, indo de 15,7% para 15,3%. Mas não foram só eles, os híbridos plug-in também caíram de 7,7% para 7,3%. Já os híbridos convencionais foram os únicos eletrificados que cresceram, subindo de 9,9% para 11,8%.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a Jato, a queda dos elétricos se dá pelo fim dos incentivos dos países europeus, além do seu alto custo. Porém, a tendência é que eles voltem a subir em 2025, quando teremos lançamentos de modelos mais baratos, como o Renault 5 E-Tech e o Fiat Grande Panda.

Continua após a publicidade
Novo Golf PHEV
Volkswagen Golf fecha o top 3 (Divulgação/Volkswagen)

Houve crescimento entre os carros movidos a gasolina, que aumentaram sua participação de 47,9% para 48,4%. Já os modelos a diesel seguem em queda, e representam 14,2% do mercado europeu, uma queda de 1,7% em relação a 2023.

Assim como no Brasil, os SUVs também são a preferência do europeu. Dos 50 carros mais vendidos, 27 eram SUVs. Os utilitários fecharam o ano com uma participação recorde de 54% (ou seja, 6,92 milhões de carros), um aumento de 4% em comparação com 2023.

Continua após a publicidade
Fora de linha no Brasil, Sandero é o carro mais vendido da Europa pela primeira vez
Model Y teve boa queda nas vendas, mas conseguiu fechar 2024 como o elétrico mais vendido e o quarto no ranking geral da Europa (Divulgação/Tesla)

Quem também cresceu em participação foram superminis. Em 2024 foram 2 milhões de unidades vendidas dessa categoria, correspondendo a 15,5% do mercado (aumento de 1,3%). Sedãs e hatches tiveram quedas de 3,3% e 1,1%, respectivamente, e fecharam 2024 com participações de 6% e 13,9%, nessa mesma ordem.

Continua após a publicidade

Entre as montadoras, o título ficou com a Volkswagen, com 1.354.966 unidades. A Toyota foi a segunda com 916.522 emplacamentos. Fechando o top 3 temos a BMW, que vendeu 770.249 carros em 2024.

50 carros mais vendidos na Europa em 2024

50 carros mais vendidos na Europa
(Jato Dynamics/Reprodução)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.