Ford Bronco Sport 2025 fica melhor no off-road com mais equipamentos
Quase sem mexer no design, SUV passa a vir com tração integral de série e ganha modo off-road que usa só o pedal do acelerador
Um dos primeiros carros da Ford em sua fase como importadora no Brasil, o Ford Bronco Sport recebeu sua reestilização nos Estados Unidos como parte da linha 2025. Apesar de não ter mudado tanto assim no visual, o SUV ganhou novidades bem interessantes na lista de equipamentos.
Visualmente, o Bronco Sport praticamente não mudou. Os para-choques dianteiros e traseiros receberam pontos modulares para facilitar a montagem de acessórios, como um quebra-mato, faróis auxiliares e mais. As rodas adotaram um novo desenho para manter o ar de novidade. A Ford aproveitou para reforçar o assoalho com uma proteção de aço.
Nos EUA, o utilitário ganhou o pacote off-road Sasquatch, disponível para as configurações Outer Bank 1.5 e Badlands 2.0. O kit adiciona pneus maiores, de 29 polegadas, da linha Goodyear Territory All-Terrain nas medidas 235/65 R17, desenvolvidas especialmente para este pacote com laterais reforçadas.
O sistema de modo de condução tem uma opção extra chamada Rally GOAT e, como diz o nome, é voltado para uma pilotagem rápida nas trilhas. Ao ser ativado, irá fazer a transmissão atrasar as trocas de marcha para entregar mais força, além de deixar a resposta do acelerador mais sensível e aumentar o feedback do volante.
Da mesma forma que os elétricos tem um modo um-pedal para situações de trânsito, o Bronco Sport ganhou algo semelhante para fazer trilhas, permitindo que o motorista use somente o acelerador, freando o veículo ao reduzir a pressão do pedal. É possível até parar o veículo totalmente ao tirar o pé do acelerador.
Completando as mudanças específicas estão as novas molas e os amortecedores traseiros Bilstein para a versão Badlands, fazendo com que fique 10 mm mais alta em relação ao solo.
Todas as versões agora tem tração integral de série, assim como o modo de condução off-road GOAT. A central multimídia passa a ser de 13,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o painel de instrumentos é um digital de 12,3 polegadas com um design semelhante á do Bronco Raptor.
O pacote Ford Co-Pilot360 Assist+ passa a equipar todas as configurações sem custo adicional, recebendo faróis alto automáticos, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro adaptativo. Por um custo extra, o SUV pode vir com câmera 360° e reconhecimento de placas de trânsito.
O que não mudou foi a motorização, mantendo o 1.5 turbo de 184 cv e 27,6 kgfm para as versões de entrada, e o 2.0 turbo de 241 cv e 38 kgfm nas mais caras. No caso do Brasil, o Ford Bronco Sport é vendido somente com o 2.0 turbo e em uma versão especial para o nosso mercado chamada Wildtrak, por R$ 260 mil.
Como o Bronco Sport é produzido somente no México, as mudanças não demorarão para chegar ao Brasil. Considerando o prazo normal da fabricante para os seus últimos lançamentos, a reestilização do SUV deve estrear em 2025, como parte da linha 2026.