Ford EcoSport reestilizado manterá estepe na traseira no Brasil
Versão reestilizada terás novos motores e interior atualizado

Em vez de aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, o Ford EcoSport reestilizado foi mostrado no Salão de Los Angeles uma semana depois, em meados de novembro. Mas o jogo vai virar: nós receberemos o novo EcoSport meses antes, no início do segundo semestre. Nos EUA, a estreia será em 2018.

Os carros brasileiros serão praticamente iguais por fora. Terão faróis maiores, grade reposicionada para cima, faróis de neblina maiores e mais altos, além do para-choque com porções inferiores pintadas na cor do carro. Mas a traseira será praticamente a mesma de hoje, com estepe à mostra. De novo, só o para-choque.

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos o estepe pendurado na traseira soa como solução prosaica, no Brasil é visto como algo determinante para o EcoSport se afirmar como um SUV compacto e lhe conferir porte. Sem estepe, seu comprimento cai de 4,24 m para 4,01 m, colocando-o como o menor do segmento – o que ele de fato já é.

Os comandos dos retrovisores agora estão no apoio de braço da porta do motorista ()
A maior novidade talvez esteja no interior, com painel todo novo e com saídas de ar horizontais, novos volante e o quadro de instrumentos. Mas as fotos de um comboio de EcoSport flagrados em Salvador pelo leitor Lourival Magalhães mostram que ao menos os carros fotografados ficaram sem a nova central multimídia SYNC3 com tela de 8″. A tela que aparece em destaque no topo do painel é menor.

Um assunto delicado para o EcoSport diz respeito à mecânica. O velho motor 2.0 Duratec de 145 cv deverá dar lugar à versão com injeção direta usada pelo Focus, com 178 cv. Já o motor 1.6 Ti-VCT poderá ser substituído pelo novo 1.5 Dragon de três cilindros. Com imagem maculada por defeitos, o câmbio automatizado Powershift será substituído por um automático de seis marchas convencional.

Principal mudança do novo EcoSport está na dianteira, que ficou, visualmente, mais alta ()

Traseira segue sem mudanças em relação ao atual EcoSport ()