Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford EcoSport sai de linha no mundo inteiro sem deixar sucessor

Além de Brasil e Índia, o SUV também deixou de ser produzido em fábrica na Romênia; unidade será responsável pelo novo Puma elétrico

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2022, 11h54 - Publicado em 15 mar 2022, 15h33
ford_ecosport_st-line
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

No início de 2021, quando a Ford anunciou o fechamento de fábricas no Brasil, o mercado brasileiro foi o primeiro a se despedir do EcoSport. Depois, foi a vez da Índia, que também encerrou atividades produtivas e, com elas, deixou de produzir o modelo. Agora, com o fim de sua produção na Romênia, o SUV compacto sai de linha globalmente e não deixa sucessor.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90

A fábrica romena de Craiova foi responsável, desde 2017, pelas unidades do Ford EcoSport destinado ao continente europeu. O modelo, porém, já não ia tão bem nas lojas: em 2021 foram vendidas aproximadamente 31.000 unidades do modelo, segundo o site italiano Quattroroute.

Para efeito de comparação, o Ford Puma que é igualmente pequeno, baseado na mesma plataforma, mas é mais equipado e caro, teve mais de 130.000 exemplares vendidos no mesmo período.

Ford EcoSport
Pneu pendurado na traseira sempre foi a marca do Ford EcoSport (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

A decisão pelo fim definitivo do Ford EcoSport não foi baseada apenas na queda de suas vendas. Isso apenas acelerou outros planos da empresa para iniciar a produção da versão elétrica do Puma na Romênia. Assim, diferentemente de Brasil e Índia, a fábrica de Craiova terá suas atividades não apenas mantidas, mas também modernizadas.

Compartilhe essa matéria via:

O Puma totalmente elétrico ainda está em desenvolvimento e deverá ser apresentado dentro de dois anos. Suas especificações ainda são desconhecidas, mas já se sabe que ele não será produzido sobre a plataforma MEB da Volkswagen, como poderia indicar o acordo firmado em 2018 entre Ford e Volkswagen.

Continua após a publicidade
Ford EcoSport
Versão sem o estepe externo chegou à Europa, aos Estados Unidos e, posteriormente, ao Brasil (Divulgação/Ford)

Sem sucessor

Genuinamente brasileiro e o precursor dos SUVs compactos, o Ford EcoSport foi apresentado no Brasil em 2003, feito a partir do Fiesta de terceira geração. O estilo de “jipinho”, com direito a estepe pendurado na traseira e tração 4×4, cativou o mercado e o modelo teve altos números de vendas durante anos – até a chegada de seu primeiro concorrente direto, o Renault Duster.

Ford Ecosport, modelo 2006.
Ford Ecosport tinha preço inicial ao redor dos R$ 30.000 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ainda destinado exclusivamente ao mercado local, o EcoSport passou por sua primeira remodelação em 2008. Quatro anos depois a segunda geração do modelo é apresentada e, assim, o SUV passa a ser exportado e produzido em outros países. Por fim, passou por uma reestilização, cujo visual durou até o seu fim.

O modelo chegou a ter um sucessor considerado e testado no Brasil usando um Ka como mula – a previsão de lançamento era para 2021. Os planos globais de reorganização da Ford, porém, fizeram com que o desenvolvimento da terceira geração do EcoSport fosse cancelado definitivamente, fazendo com que ele saísse de linha sem deixar um sucessor.

Flagra Mula Nova Geração Ford EcoSport (1)
Mula com carroceria do Ka, suspensão elevada e bitola mais larga indicavam o desenvolvimento de um novo EcoSport (Fernando Calza/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.