Ford F-150 Raptor 2019 está ainda melhor. Só falta ser vendida no Brasil
Aceleramos a linha 2019 da picape esportiva, que ganhou equipamentos. E constatamos que não faltam motivos para a marca vendê-la aqui
A Ford continua negando que trará a picape F-150 para o Brasil mas, ao mesmo tempo, não para de dar motivos para acreditarmos no contrário: que sim, a F-150 vem.
Vejamos: ano passado, a Ford expôs um F-150 Raptor no Salão do Automóvel de São Paulo e promoveu um test-drive dessa picape (outra unidade) em seu campo de provas em Tatuí (SP).
Naquela ocasião, a unidade avaliada era uma versão ano/modelo 2017.
Este ano, em um evento para alguns jornalistas brasileiros, nos Estados Unidos, a empresa disponibilizou duas unidades da Raptor ano/modelo 2019.
Fomos nós jornalistas que pedimos. Mas o pedido foi prontamente aceito, o que não aconteceria se a Ford não quisesse – como diz o ditado: quando um não quer, dois não brigam.
Além disso, há outros motivos para nos fazer crer que a F-150 virá. O primeiro é o fato da FCA confirmar que trará a rival RAM 1500 para o Brasil, no segundo semestre de 2019.
Outro sinal é o registro da F-150 no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, do Brasil, este ano.
A Ford nega, mas depois que fez sua opção estratégica por SUVs e picapes, a marca terá que trabalhar com a oferta que tem em seu catálogo, que não é vasta, neste momento, diga-se de passagem.
A F-150 tem em quatro versões, nos Estados Unidos: XL, XLT, Lariat e King Ranch, da mais simples a mais sofisticada, além da esportiva Raptor.
Até agora, a Ford só mostrou a Raptor no Brasil, porque a Raptor é naturalmente a que chama mais a atenção e, mesmo que a picape não seja vendida aqui, acaba agregando boa imagem à marca.
No test-drive que fizemos com a Raptor 2019 em Detroit, notamos que pouca coisa mudou em relação à 2017.
No comportamento, a Raptor continua a ser uma picape com suspensão robusta, mas confortável, e com disposição atlética para acelerar.
O motor V6 3.5 Biturbo de 450 cv de potência e 70, mkgf de torque é o mesmo que já havia na linha 2017.
E o câmbio também é o mesmo automático que equipa o Ford Mustang, com 10 marchas. A transmissão conta com diferencial central e as opções de tração 4×2, 4×4 Auto (sob demanda), 4×4 High, 4×4 Low.
A atuação da tração pode ser ajustada eletronicamente em um seletor que dá as seguintes opções: lama e areia, neve e chuva e baja.
Segundo a fábrica, com esse conjunto mecânico a Raptor (que pesa 2.584 kg) é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
A direção é leve, mas no modo Sport fica mais firme e transmite mais segurança para quem está no controle da picape.
O espaço interno é de cabine de caminhão trucado, como dizem os caminhoneiros: aqueles com cabine estendida e cama atrás. Na F-150 é possível rebater o assento traseiro e isso libera espaço para um casal esticar um colchonete e dormir.
As novidades na linha 2019 se concentram nos equipamentos.
Segundo a fábrica, a Raptor ganhou sistema de som Bang&Olufsen, piloto automático off-road Trail Control, bancos Recaro revestidos em couro e Alcantara e novos amortecedores eletrônicos Fox Live Valve Schocks.
Completam a lista de recursos, volante multifuncional com comandos de trocas de marchas no volante, ar-condicionado dual-zone, central multimídia Sync 3 e teto solar duplo, entre outros itens.
O preço da F-150 varia de US$ 28.155 (XL) até US$ 57.335 (Raptor), nos Estados Unidos, algo entre R$ 11.500 e R$ 227.000, para US$ 1 = a R$ 3,96.