Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford F-150 Raptor 2019 está ainda melhor. Só falta ser vendida no Brasil

Aceleramos a linha 2019 da picape esportiva, que ganhou equipamentos. E constatamos que não faltam motivos para a marca vendê-la aqui

Por Paulo Campo Grande
7 Maio 2019, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 2019 Ford F-150 Raptor
    Como versão mais extravagante, Raptor é uma espécie de embaixadora da picape Ford F-150 (Divulgação/Ford)

    A Ford continua negando que trará a picape F-150 para o Brasil mas, ao mesmo tempo, não para de dar motivos para acreditarmos no contrário: que sim, a F-150 vem.

    Vejamos: ano passado, a Ford expôs um F-150 Raptor no Salão do Automóvel de São Paulo e promoveu um test-drive dessa picape (outra unidade) em seu campo de provas em Tatuí (SP).

    2019 Ford F-150 Raptor
    Segundo a fábrica, a Raptor acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos (Divulgação/Ford)

    Naquela ocasião, a unidade avaliada era uma versão ano/modelo 2017.

    Este ano, em um evento para alguns jornalistas brasileiros, nos Estados Unidos, a empresa disponibilizou duas unidades da Raptor ano/modelo 2019.

    Fomos nós jornalistas que pedimos. Mas o pedido foi prontamente aceito, o que não aconteceria se a Ford não quisesse – como diz o ditado: quando um não quer, dois não brigam.

    2019 Ford F-150 Raptor
    A F-150 tem outras versões que concorrem diretamente com a RAM 1500 que a FCA vai vender no Brasil (Divulgação/Ford)

    Além disso, há outros motivos para nos fazer crer que a F-150 virá. O primeiro é o fato da FCA confirmar que trará a rival RAM 1500 para o Brasil, no segundo semestre de 2019.

    Continua após a publicidade

    Outro sinal é o registro da F-150 no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, do Brasil, este ano.

    A Ford nega, mas depois que fez sua opção estratégica por SUVs e picapes, a marca terá que trabalhar com a oferta que tem em seu catálogo, que não é vasta, neste momento, diga-se de passagem.

    2019 Ford F-150 Raptor
    Entre as novidades na linha 2019, a Raptor traz sistema de som Bang&Olufsen (Divulgação/Ford)

    A F-150 tem em quatro versões, nos Estados Unidos: XL, XLT, Lariat e King Ranch, da mais simples a mais sofisticada, além da esportiva Raptor.

    Até agora, a Ford só mostrou a Raptor no Brasil, porque a Raptor é naturalmente a que chama mais a atenção e, mesmo que a picape não seja vendida aqui, acaba agregando boa imagem à marca.

    No test-drive que fizemos com a Raptor 2019 em Detroit, notamos que pouca coisa mudou em relação à 2017.

    Continua após a publicidade
    2019 Ford F-150 Raptor
    O painel de instrumentos com visor LCD é completo e configurável (Divulgação/Ford)

    No comportamento, a Raptor continua a ser uma picape com suspensão robusta, mas confortável, e com disposição atlética para acelerar.

    O motor V6 3.5 Biturbo de 450 cv de potência e 70, mkgf de torque é o mesmo que já havia na linha 2017.

    E o câmbio também é o mesmo automático que equipa o Ford Mustang, com 10 marchas. A transmissão conta com diferencial central e as opções de tração 4×2, 4×4 Auto (sob demanda), 4×4 High, 4×4 Low.

    A atuação da tração pode ser ajustada eletronicamente em um seletor que dá as seguintes opções: lama e areia, neve e chuva e baja.

    Segundo a fábrica, com esse conjunto mecânico a Raptor (que pesa 2.584 kg) é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.

    Continua após a publicidade

    A direção é leve, mas no modo Sport fica mais firme e transmite mais segurança para quem está no controle da picape.

    2019 Ford F-150 Raptor
    Motor V6 3.5 Biturbo gera 450 cv de potência e 70 mkgf de torque (Divulgação/Ford)

    O espaço interno é de cabine de caminhão trucado, como dizem os caminhoneiros: aqueles com cabine estendida e cama atrás. Na F-150 é possível rebater o assento traseiro e isso libera espaço para um casal esticar um colchonete e dormir.

    As novidades na linha 2019 se concentram nos equipamentos.

    Segundo a fábrica, a Raptor ganhou sistema de som Bang&Olufsen, piloto automático off-road Trail Control, bancos Recaro revestidos em couro e Alcantara e novos amortecedores eletrônicos Fox Live Valve Schocks.

    2019 Ford F-150 Raptor
    F-150 Raptor custa o equivalente a R$ 277.000, nos Estados Unidos (Divulgação/Ford)

    Completam a lista de recursos, volante multifuncional com comandos de trocas de marchas no volante, ar-condicionado dual-zone, central multimídia Sync 3 e teto solar duplo, entre outros itens.

    Continua após a publicidade

    O preço da F-150 varia de US$ 28.155 (XL) até US$ 57.335 (Raptor), nos Estados Unidos, algo entre R$ 11.500 e R$ 227.000, para US$ 1 = a R$ 3,96.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.