A Ford acabou com o mistério por trás da terceira geração da F-150 Raptor. A versão mais poderosa da picape full-size recebeu várias novidades vistas nas configurações mais civilizadas, mas também tem novos sistemas exclusivos.
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Neste primeiro momento, a Ford F-150 Raptor estará disponível nos Estados Unidos com uma versão otimizada do motor V6 3.5 biturbo. Tem novos turbocompressores, taxa de compressão aumentada para 10,5:1, novos ventiladores de alta potência para o arrefecimento e coletor de escape com fluxo cruzado que promete um ronco mais encorpado para o motor. Ainda aumentaram o tanque de combustível para 136 litros, o que garante mais de 800 km de autonomia.
A Ford só não divulgou seus números definitivos do motor “porque ainda não foram validados”, mas adiantaram que não ficará muito distante dos atuais 456 cv e 70,5 kgfm. E seguirá combinado ao atual câmbio automático de 10 marchas que também equipa o Mustang vendido no Brasil.
Esperava mais? Então prepare-se, pois a Ford já confirmou para 2022 o lançamento de uma F-150 Raptor R com o mesmo motor V8 Predator supercharged que equipa o Mustang Shelby GT500, mas com alguns ajustes. Com mais de 760 cv, este motor colocará a Raptor em pé de igualdade com a RAM 1500 TRX.
A Raptor 2021 fica ainda mais bruta com o novo conjunto de pneus enormes com 35 ou 37 polegadas, as maiores medidas do segmento. Com o conjunto maior, a picape soma ótimos números: vão livre do solo de 33,2 centímetros, ângulo de ataque de 33,1º e 24,4º de ângulo de saída.
O ímpeto na melhoria da experiência fora de estrada estende-se para o novo sistema de suspensão traseira com eixo rígido e cinco pontos de apoio, desenvolvido exclusivamente para a F-150 Raptor. Ainda tem molas helicoidais que garantem 60 cm de curso, um dos maiores números do segmento, e braços alongados que permitem uma maior estabilidade para o modelo em terrenos muito acidentados.
Também tem novos amortecedores FOX Live Valve de 7,8 centímetros e corpo de alumínio anodizado que suportam uma carga de até 1000 libras. Toda essa robustez é acompanhada de uma enxurrada de avanços tecnológicos que ampliam o conforto e facilitam a condução da picape.
O modelo é equipado com modos de condução em função do terreno com sete configurações. Cada modo ajusta a resposta da direção, comportamento da transmissão, interferência do controle de estabilidade, amortecimento ativo e o mapa da injeção eletrônica.
Para experiências mais extremas, a Raptor 2021 ainda estreia a função 1-Pedal Drive, que combina o acionamento do acelerador e dos freios em apenas um pedal. Quando pressionado, o acionador conduz as funções do motor e transmissão, caso o condutor retire o pé da alavanca, o freio é automaticamente acionado, o que promete mais controle para situações mais extremas.
A Ford ainda oferece câmera de 360º como opcional para o comprador que quiser uma visão mais ampla do exterior do carro para manobras mais arriscadas.
Esteticamente, a versão mais poderosa do carro mais vendido dos Estados Unidos tem nova dianteira com grade mais estreita e escurecida. Os faróis, sutilmente, ligam-se entre si por leds na grade e conectam os dois para-lamas frontais. O capô também foi redesenhado e apresenta um novo extrator de calor para auxiliar no arrefecimento do motor.
Reforçados e prontos para impactos, os para-choques dianteiro e traseiro agora são feitos inteiramente em aço.
Com o novo ciclo da Ford na a América Latina e promessa de novidades para o catálogo brasileiro, resta à reportagem da QUATRO RODAS repetir a mesma máxima: só falta ser vendida no Brasil.
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