Ford Focus ganha novo visual e motor 1.5 de 200 cv para o mercado chinês
Com detalhes exclusivos e motor 1.5 com quatro cilindros, linha Focus quer ser alternativa mais atraente aos chineses que procuram hatches e sedãs
Descontinuados por aqui, os hatches e sedãs da Ford continuam vivos e atualizados em outros mercados. No caso do Focus, de fato, a linha está bem renovada, graças a mais um facelift.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Dessa vez, as novidades vêm da China, onde tanto hatch quanto sedã ganharam leves mudanças sobre a ainda recente reestilização europeia. As imagens vazaram do Ministério dos Transportes local, que homologou os novos modelos da Ford.
Mudanças pontuais
Ainda que painéis, portas e a maioria das peças luminosas sejam idênticos aos do Focus europeu, a dupla chinesa ganhou alojamentos exclusivos para os faróis de neblina.
Também é perceptível a intenção da Ford em aproximar seu estilo ao do Evos e do inédito Mondeo, recém-anunciado. Isso é mais visível na nova grade, com padrão geométrico alterado que se estende até às entradas de ar inferiores.
Interior em segredo
Como a homologação não envolve fotos internas, não sabemos exatamente quais novidades a cabine do Focus chinês trará. Mas é intuitivo que a montadora procure agradar o importante mercado chinês ao gosto da freguesia.
Isso significa, normalmente, muitas telas; de modo que o quadro de instrumentos de 12,3’’ usado na Europa é quase certo, assim como uma generosa central multimídia. Cores mais chamativas para o gosto do brasileiro também são prováveis.
Mais potente, Focus Sedan quer rivalizar com modelos da VW, Toyota e Honda
Novo motor
Com vendas em declínio, o Focus também mudará o motor, substituindo o 1.5 de três cilindros por um do mesmo deslocamento, mas um cilindro a mais. Saltando dos 140 cv para 200 cv, a linha (que ainda inclui a perua, sem fotos divulgadas) terá motivos para reagir à concorrência, relata a mídia da China.
Também são esperadas opções híbridas para o topo da linha. Já a ausência de registro da versão esportiva ST indica que o Focus de 280 cv deverá se manter restrito à Europa por enquanto.