Depois de se despedir do mercado brasileiro em maio deste ano, era questão de tempo para que o Ford Fusion tivesse sua produção em Hermosillo (México) encerrada.
O tempo esvaiu-se por completo no dia 31 de julho, quando a Ford confirmou a fabricação da última unidade do sedã médio, que sai de linha na planta mexicana para a chegada do SUV Bronco Sport.
O fim da linha do Fusion nos Estados Unidos, no entanto, é um bocado mais emblemático.
Isso porque, enquanto no Brasil a Ford ainda mantém o Ka Sedan, por lá a marca passa a não ter mais nenhum representante do segmento dos sedãs em seu catálogo. O Fusion era o último sedã da Ford nos Estados Unidos, depois do fim do também emblemático Taurus.
Em declaração ao site Ford Authority, o porta-voz da marca, Sam Schembari, afirmou se tratar de um processo de reinvenção baseado no gosto dos clientes.
“Como prometido, a Ford está se reinventando para atender às demandas dos clientes e expandir seu negócio com o aumento do número de utilitários esportivos em nosso catálogo” comentou.
Além do Bronco Sport – que também será vendido no Brasil -, a Ford prepara para breve nos EUA o retorno do emblemático Bronco e também as novas gerações de Explorer e Escape, SUVs mais vendidos da história por lá.
A versão europeia do Fusion, o Mondeo, continua em produção na fábrica da Ford em Genk, na Bélgica.
Fusion foi lançado em 2005 com pinta de carro de luxo
O Fusion foi lançado em 2005 nos EUA e chegou ao Brasil no ano seguinte como substituto do finado Mondeo.
Sempre importado do México, o três volumes apareceu primeiro um 2.3 de quatro cilindros e 163 cv. O câmbio por aqui era sempre automático de cinco marchas.
No ano de 2009 chegou ao seu primeiro facelift e o propulsor foi atualizado para um 2.5 de 173 cv com câmbio automático de seis marchas. Também em 2009, a versão V6 passou a ser oferecida com um motor 3.0 de 243 cv de potência. O V6 tinha ainda opção de tração integral.
A segunda geração foi apresentada no Brasil no final de 2012 e o grande destaque era a nova versão híbrida, que unia um 2.0 de ciclo Atkinson de 145 cv a um propulsor elétrico, gerando 190 cv combinados. O Fusion chegou a ter uma variante híbrida na primeira fase, mas com menor participação por aqui.
As vendas ficaram num patamar estável até 2018, quando foram emplacadas 4.497 unidades do sedã. Em 2019, no entanto, o número despencou para 832 e até maio deste ano foram pífias 13 unidades vendidas.
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