Ford Ka 2020 perde airbag e multimídia moderno, mas fica mais caro
Bolsas de cortina não são mais oferecidas nem como opcional e sistema Sync 3, que inclui chamadas automáticas de emergência, foi aposentado
Em menos de 30 dias a Ford deixou de vender o Focus no Brasil, tirou o Fiesta de linha e lançou uma série especial em clima de velório para comemorar 100 anos de suas operações no país.
A sequência de más notícias, porém, não acabou: a marca acaba de lançar a linha 2020 do Ka, que ficou mais caro e perdeu equipamentos.
A versão mais prejudicada foi a topo de linha Titanium.
Apesar de ter aumentado R$ 900 no preço (veja a tabela completa abaixo), o Ka Sedan 1.5 topo de linha não dispõe mais de airbag de cortina e da central multimídia Sync 3, a mais moderna à disposição no Brasil.
Tanto o três-volumes quanto o hatch agora só têm quatro bolsas infláveis e usam o mesmo Sync 2.5 mais simples que equipava as versões mais baratas.
O Ka 1.5 Titanium hatch manteve o preço do modelo anterior, porém perdeu os mesmos itens de série que a versão equivalente do sedã.
As outras mudanças incluem a entrada do recém-lançado FreeStyle 1.0 e a saída da versão aventureira com motor 1.5 e câmbio manual — o propulsor mais potente passa a vir somente com transmissão automática na variante pseudo-offroad.
Por fim, o Ka Sedan 1.5 SEL agora usa câmbio automático de seis marchas no lugar do manual.
Menos seguro
Além da óbvia perda de proteção por conta dos dois airbags a menos, o retrocesso na central multimídia também se reflete na segurança.
O sistema 3.0 aposentado era dotado da assistência de emergência, que liga automaticamente para o Samu (quando o celular do motorista está conectado ao bluetooth) em um acidente e pode até passar as coordenadas do local onde o veículo colidiu.
Curiosamente, o primeiro Sync que estreou nesta geração do Ka também tem o sistema. Somente o Sync 2.5, agora usado em toda a linha, não conta com o recurso.
O Ka também demorou para ter itens de segurança que equipavam sua versão europeia desde a estreia.
E, mesmo assim, a versão vendida do outro lado do oceano ainda tem itens inexistentes por aqui, como a frenagem autônoma de emergência (de série) e cinto traseiro lateral inflável (opcional).
Ka 2020
Ka S 1.0 | R$ 45.590 |
Ka SE 1.0 | R$ 46.290 |
Ka SE Plus 1.0 | R$ 49.790 |
Ka SE Plus 1.5 | R$ 55.790 |
Ka FreeStyle 1.0 | R$ 56.690 |
Ka SE 1.5 Automático | R$ 57.890 |
Ka SE Plus 1.5 Automático | R$ 60.390 |
Ka FreeStyle 1.5 Automático | R$ 68.390 |
Ka Titanium 1.5 | R$ 68.990 |
Ka Sedan 2020
Ka Sedan SE 1.0 | R$ 50.480 |
Ka Sedan SE Plus 1.0 | R$ 53.980 |
Ka Sedan SE 1.5 | R$ 56.530 |
Ka Sedan SE Plus 1.5 | R$ 60.030 |
Ka Sedan SE 1.5 | R$ 62.030 |
Ka Sedan SEL 1.5 | R$ 69.090 |
Ka Sedan SE Plus 1.5 | R$ 64.850 |
Ka Sedan Titanium 1.5 | R$ 73.290 |