Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Ford lança EcoSport 4WD e Powershift

SUV parte de 66.090 e 63.390 reais, respectivamente

Por Márcio Murta
Atualizado em 9 nov 2016, 12h10 - Publicado em 3 dez 2012, 21h22
mercado

A Ford exibiu nesta segunda-feira (03) as versões 4WD (tração integral) e Powershif (câmbio de dupla embreagem com seis marchas) do Ecosport. A configuração 4×4 do utilitário esportivo será oferecida exclusivamente na versão Freestyle manual, por 66.090 reais, enquanto a vertente com câmbio robotizado custará 63.390 reais na variante SE e 70.890 reais na opção Titanium.

O EcoSport Freestyle 4WD é equipado com motor 2.0 16V capaz de gerar 147 cv e 19,7 mkgf de torque com etanol e 141 cv e 19 mkgf quando abastecido com gasolina. Seu câmbio é um manual de seis marchas.

Entre os principais itens de série da versão Freestyle 4WD estão o sistema SYNC com Bluetooth e comando de voz, ar-condicionado digital, direção elétrica, freios ABS com controle eletrônico de estabilidade e tração, airbag duplo, assistente de subida em rampa, “trio elétrico”, computador de bordo e rodas de liga leve aro 16″. Confira a galeria de fotos dos modelos clicando na foto abaixo:

ecosportpowershift031212.jpg

Continua após a publicidade

Equipado com o mesmo motor 2.0 16V da versão Freestyle, a versão Powershift SE oferece assistente de partida em rampa, freios ABS, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina e rack de teto, SYNC com Bluetooth e comandos de voz, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e volante com regulagem de profundidade e altura.

Em adição à lista de equipamentos da versão Powershift SE,a versão Titanium oferece como itens adicionais a grade dianteira cromada, rodas de liga leve aro 16″, ar-condicionado digital, partida sem chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento e retrovisor eletrocrômico.

Impressões ao dirigir

4WD

O EcoSport Freestyle 4WD só se difere da versão com tração dianteira pelos emblema de identificação e o botão “4WD” no painel de instrumentos. No mais, o utilitário esportivo permanece com o bom nível de acabamento interno, embora a suspensão do modelo apresentasse ruídos incomuns no circuito off-road.

Continua após a publicidade

Na hora de superar obstáculos como subidas de terra e trechos de lama do circuito proposto, o modelo com tração integral mostrou bom desempenho e capacidade de tração, mas mostra que sua proposta não é enfrentar trilhas ou grandes obstáculos off-road. Ainda no circuito proposto, com barro, grama e lama, também contaram a favor do EcoSport 4WD os pneus de uso misto e controles de estabilidade e tração.

De acordo com o gerente de engenharia da Ford, Fabio Okano, a 4WD é totalmente novo se comparado ao EcoSport anterior. “Esse sistema é baseado no empregado no Ford Escape, e tem capacidade de transferir torque entre os eixos muito mais rapidamente”, explica Okano. “Como agora esse carro é vendido mundialmente, precisávamos de uma tração integral mais avançada e ágil, pois esse veículo também trafegará em pisos com gelo”, adiciona o engenheiro.

Powershift

Equipado com a transmissão Powershift, a versão Titanium do EcoSport mostrou-se boa para dirigir, embora não tenha oferecido a melhor sensação de vigor em aceleração partindo da imobilidade. “A versão Powershift é um pouco mais lenta que a configuração com câmbio manual em aceleração”, informou o gerente de engenharia da Ford, Fabio Okano – um fato curioso, afinal, este tipo de transmissão normalmente tende a tornar as acelerações mais vigorosas se comparado a um câmbio manual ou automático convencional.

A justificativa do engenheiro é que aceleração partindo da imobilidade não é o foco dos consumidores do EcoSport, e sim as retomadas em movimento. Nesse quesito, de fato, o SUV mostrou-se bem disposto. Na hora de trafegar, além das seis velocidades permitirem com que o motor trabalhe mais próximo da faixa ideal de torque e potência quando exigido ao máximo, as reduções de marcha são ágeis, especialmente no modo S (esportivo).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.