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Ford Maverick está sendo “hackeada” e melhorada com partes de outros Ford

Com Ford aproveitando peças em diferentes modelos, donos da Maverick usaram a criatividade para dar mais tecnologia à nova caminhonete

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 fev 2022, 14h37 - Publicado em 23 fev 2022, 14h33
Recém-chegada ao Brasil, Ford Maverick já tem comunidade dedicada de hackers
Recém-chegada ao Brasil, Ford Maverick já tem comunidade dedicada de "hackers" (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Com a chegada da Ford Maverick ao Brasil, maiores entusiastas começam a se inspirar nos Estados Unidos, onde a caminhonete é vendida há alguns meses. Lá, a compatibilidade entre a Maverick e outros Ford vem sendo colocada à prova com direito a um inédito quadro de instrumentos digital instalado artesanalmente (e com surpreendente grau de sucesso).

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O upgrade caseiro vem se tornando moda no fórum Maverick Truck Club, que discute as minúcias da picape intermediária. Tudo começou quando um usuário teve uma ideia ousada: ameaçar a garantia do modelo ao instalar a instrumentação do SUV Escape.

O sucesso foi surpreendente: de acordo com o autor da gambiarra, Tyve Mattis, bastou retirar o quadro analógico e conectar o digital, com generosas 12,3’’. Sem necessidade de programação adicional, a Maverick se modernizou instantaneamente.

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Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3'' — mensagens de erro podem ser vistas
Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3” — mensagens de erro podem ser vistas (Tyve Mattis/Maverick Truck Club)

Mas isso veio com alguns problemas, principalmente por conta dos sensores que medem o nível de combustível. Como o Escape, mais luxuoso, tem o dobro de peças destinadas à essa função, um bug curioso passou a mostrar a gasolina sempre pela metade. 

Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca
Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca (Divulgação/Ford)
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“Eu tinha 1/4 do tanque quando fiz a troca e o painel passou a mostrar ⅛. Agora o tanque está cheio e o medidor diz que ele está pela metade”, comentou Mattis.

Logo outros membros se juntaram para sanar essas e outras falhas, que incluíam problemas na seleção dos modos de condução, controle de cruzeiro e quilometragem, que foi herdada do antigo carro do cluster.

Ford Maverick Lariat FX4 2022
Quadro de instrumentos original da Maverick é o mesmo do Bronco Sport, com computador de bordo e ponteiros analógicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Para a questão do hodômetro, uma solução parcial: o software de programação da Ford permite que o número seja aumentado, barrando a diminuição por questão de fraudes. Desse jeito, é possível adquirir um painel novo e ajustá-lo de acordo com a rodagem da picape.

Asaleigh também conseguiu contornar o problema do nível de combustível, exibindo orgulhoso sua Maverick com 12,3’’ de telas atrás do volante. Segundo o membro do MTC, o único problema é necessidade de desligar o carro para que altere os modos de condução. “O carro que aparece na tela é um Escape”, acrescentou.

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O incremento que a tela trouxe aos carros foi notável, ao ponto de mais usuários indicarem sua intenção de fazer o mesmo. O maior problema, entretanto, é a garantia, e o próprio Tyve Mattis já recebeu um recado nada amistoso da Ford acerca da proteção de fábrica.

Ainda que nenhuma versão da Maverick ofereça instrumentos digitais de série, esse é um acessório esperado para versões futuras, já com a crise de semicondutores amenizada.

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A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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