Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford Maverick está sendo “hackeada” e melhorada com partes de outros Ford

Com Ford aproveitando peças em diferentes modelos, donos da Maverick usaram a criatividade para dar mais tecnologia à nova caminhonete

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 fev 2022, 14h37 - Publicado em 23 fev 2022, 14h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com a chegada da Ford Maverick ao Brasil, maiores entusiastas começam a se inspirar nos Estados Unidos, onde a caminhonete é vendida há alguns meses. Lá, a compatibilidade entre a Maverick e outros Ford vem sendo colocada à prova com direito a um inédito quadro de instrumentos digital instalado artesanalmente (e com surpreendente grau de sucesso).

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    O upgrade caseiro vem se tornando moda no fórum Maverick Truck Club, que discute as minúcias da picape intermediária. Tudo começou quando um usuário teve uma ideia ousada: ameaçar a garantia do modelo ao instalar a instrumentação do SUV Escape.

    O sucesso foi surpreendente: de acordo com o autor da gambiarra, Tyve Mattis, bastou retirar o quadro analógico e conectar o digital, com generosas 12,3’’. Sem necessidade de programação adicional, a Maverick se modernizou instantaneamente.

    Continua após a publicidade
    Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3'' — mensagens de erro podem ser vistas
    Maverick de Tyve Mattis com o quadro digital de 12,3” — mensagens de erro podem ser vistas (Tyve Mattis/Maverick Truck Club)

    Mas isso veio com alguns problemas, principalmente por conta dos sensores que medem o nível de combustível. Como o Escape, mais luxuoso, tem o dobro de peças destinadas à essa função, um bug curioso passou a mostrar a gasolina sempre pela metade. 

    Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca
    Ford Escape foi canibalizado para incrementar a irmã de marca (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    “Eu tinha 1/4 do tanque quando fiz a troca e o painel passou a mostrar ⅛. Agora o tanque está cheio e o medidor diz que ele está pela metade”, comentou Mattis.

    Logo outros membros se juntaram para sanar essas e outras falhas, que incluíam problemas na seleção dos modos de condução, controle de cruzeiro e quilometragem, que foi herdada do antigo carro do cluster.

    Ford Maverick Lariat FX4 2022
    Quadro de instrumentos original da Maverick é o mesmo do Bronco Sport, com computador de bordo e ponteiros analógicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Para a questão do hodômetro, uma solução parcial: o software de programação da Ford permite que o número seja aumentado, barrando a diminuição por questão de fraudes. Desse jeito, é possível adquirir um painel novo e ajustá-lo de acordo com a rodagem da picape.

    Asaleigh também conseguiu contornar o problema do nível de combustível, exibindo orgulhoso sua Maverick com 12,3’’ de telas atrás do volante. Segundo o membro do MTC, o único problema é necessidade de desligar o carro para que altere os modos de condução. “O carro que aparece na tela é um Escape”, acrescentou.

    Continua após a publicidade

    O incremento que a tela trouxe aos carros foi notável, ao ponto de mais usuários indicarem sua intenção de fazer o mesmo. O maior problema, entretanto, é a garantia, e o próprio Tyve Mattis já recebeu um recado nada amistoso da Ford acerca da proteção de fábrica.

    Ainda que nenhuma versão da Maverick ofereça instrumentos digitais de série, esse é um acessório esperado para versões futuras, já com a crise de semicondutores amenizada.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.