No Brasil a presença da Ford Maverick nas ruas ainda é tímida, mas, nos Estados Unidos, o sucesso é tão grande que a picape intermediária chegou a ter pedidos suspensos dada a alta demanda. Para marcar a reabertura de encomendas, a Ford lançou mais uma versão off-road ainda mais “bruta”, a Maverick Tremor.
O pacote para trilhas inclui design próprio, mas vai bastante além disso. Por fora, a Ford Maverick Tremor se destaca, discretamente, pelos tons alaranjados na grade dianteira e nas rodas de aro 17 (exclusivas); houve pequenas alterações no para-choque dianteiro que fez o ângulo de ataque da picape ir além dos 20,6º (o valor exato não foi divulgado).
As coisas mudam na mecânica, onde a Tremor estreia novo diferencial no eixo traseiro, com adição de dupla embreagem. Segundo a marca, o incremento permite ainda mais performance fora da estrada, com cada uma das rodas de trás podendo receber até 100% do torque individualmente.
Os conjuntos de suspensão receberam novas molas e amortecedores, e o vão livre da picape, consequentemente, cresceu 2,5 cm. O sistema de arrefecimento da transmissão automática foi incrementado e o semieixos também, ainda que os detalhes dessas alterações sejam desconhecidas.
Até então, o pacote FX4 (que é de série nas Maverick Lariat vendidas no Brasil) era o máximo da vocação off-road da picape monobloco.
Exclusivo das versões com motor 2.0 e câmbio automático de oito marchas, o pacote Tremor também inclui um controle de cruzeiro exclusivo para trilhas, no qual, em baixas velocidades, cabe ao computador manter a velocidade da Maverick. O motorista, então, se preocupa em esterçar o veículo pelo caminho das pedras.
Não há prazo para a chegada da Maverick Tremor ao Brasil, mas a Ford registrou o nome no país ao final de 2021. Nos Estados Unidos, serão cobrados US$ 2.995 pelas melhorias, com mais US$ 1.495 pelo pacote visual que inclui detalhes em preto como retrovisores e teto solar. Quem adquirir uma Ford Maverick Tremor nos EUA deve recebê-la só na virada do ano.