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Ford Mustang GTD é carro de Le Mans para as ruas e tem V8 de 800 cv

Versão mais extrema da história é baseada no Mustang GT3 que corre em Le Mans e será fabricado artesanalmente

Por Lucas Parente
Atualizado em 19 ago 2023, 10h08 - Publicado em 18 ago 2023, 19h20
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Ford Mustang GTD (Divulgação/Ford)
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Logo após o vazamento das primeiras imagens, o Ford Mustang GTD foi revelado por completo. Trata-se do mais novo supercarro da marca, que é nada mais do que um Mustang GT3 como o que vai competir nas 24 horas de Le Mans no próximo ano transformado em carro de rua.

Não é de surpreender, portanto, que este carro tenha preço estimado em mais de 300.000 dólares, quase R$ 1,5 milhão ao câmbio atual. É muito para um Mustang, mas é o mais extremo da família.

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(Divulgação/Ford)

O Ford Mustang GTD é um carro de pista que pode andar nas ruas mais “raiz” do que outros. Sua produção será iniciada na fábrica de Flat Rock e depois ele será finalizado artesanalmente na Multimatic, no Canadá. Tudo para que seja capaz de registrar tempos de volta abaixo dos 7 minutos em Nürburgring.

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(Divulgação/Ford)

“O GTD pega a tecnologia do carro de corrida Mustang GT3, envolve-o em uma carroceria de fibra de carbono do e o lança nas ruas”, declarou o presidente da Ford, Jim Farley. 

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(Divulgação/Ford)

O coração desse carro é o motor V8 S.2 com admissão dupla, supercharger e cárter seco, capaz de superar as 7.500 rpm e que promete alcançar mais de 800 cv. Caso isso ocorra, o Mustang GTD tomará do GT500 Shelby a posse do título de Mustang (e Ford) mais potente de todos os tempos.

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(Divulgação/Ford)

O câmbio, de dupla embreagem e oito marchas da Tremec, está montado no eixo traseiro para garantir a distribuição de peso na proporção 50:50. Um transeixo conecta o motor diretamente ao câmbio.

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As alterações mecânicas se estendem a uma nova suspensão semi-ativa avançada, que usa válvulas para controlar a taxa de compressão e a altura por meio de um sistema hidráulico. A suspensão dianteira tem arquitetura que aumenta a rigidez lateral enquanto a suspensão pushrod traseira é montada dentro de um subchassi tubular.

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(Divulgação/Ford)

O carro ainda tem rodas de alumínio forjado de 20″, com pneus dianteiros de 325 mm e traseiros de 345 mm de largura. Por trás deles estão os freios de carbono-cerâmica Brembo. Há até dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão traseira para ajudar a resfriar os freios traseiros.

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(Divulgação/Ford)

Engenheiros da Ford também focaram muito na aerodinâmica do novo Mustang. Implementaram uma proteção inferior fibra de carbono e abas dianteiras controladas hidraulicamente para ajudar a gerenciar o fluxo de ar. Os para-lamas, capô, tampa do porta-malas, soleiras das portas, divisor dianteiro, difusor traseiro e teto são todos feitos de fibra de carbono para deixar o esportivo mais leve. O aerofólio traseiro é montado e controlado hidraulicamente para alterar os níveis de downforce. A Ford não divulgou quanto downforce o carro produz.

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(Divulgação/Ford)

Fotos do interior do carro ainda não foram divugadas, mas a Ford já confirmou que o GTD será equipado com assentos Recaro, paddle shifters impressos em 3D, um seletor rotativo e uma placa de série feita de peças de titânio de um caça Lockheed Martin F-22. Ainda foi afirmado que os assentos traseiros foram removidos, além de que compradores poderão encomendá-lo em qualquer cor que desejarem e várias combinações de cores internas também serão oferecidas.

Toda essa inovação mecânica e os detalhes já divulgados só mostram como o Mustang GTD não é claramente um dos mais extremos da história.

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(Divulgação/Ford)
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