Ford prepara picape elétrica ‘acessível’ para 2027 e promete que será revolucionária
Modelo será o primeiro de uma nova família de veículos elétricos mais baratos e terá produção em Louisville

Nesta semana a Ford anunciou sua nova picape elétrica, com um preço inicial de 30 mil dólares (equivalente a R$161.709,00), com lançamento previsto para 2027. O modelo será apenas o primeiro integrante de uma nova família de veículos acessíveis que compartilharão a mesma base técnica.
A produção será feita na fábrica de Louisville, em Kentucky, e deve começar dentro de dois anos. A montadora declarou que o valor informado é apenas uma sugestão, sem considerar os créditos fiscais — que deixam de existir a partir de setembro deste ano.

Segundo a empresa, o valor de US$ 30 mil equivale ao que custava um Modelo T há cerca de cem anos, considerando a inflação. A novidade será posicionada abaixo do F-150 Lightning, com porte intermediário e quatro portas.
As informações fornecidas pela Ford indicam que a aceleração será comparável à de um Mustang com motor EcoBoost, atingindo os 97 km/h em cerca de cinco segundos, desempenho bem mais rápido que o de rivais como a Slate Auto. Outro destaque é a aerodinâmica: a marca diz que a nova picape terá mais “downforce” que o próprio Mustang.

O espaço interno será similar ao de um SUV Toyota RAV4, com direito a porta-malas dianteiro e caçamba com tranca capaz de transportar pranchas de surfe e outros objetos grandes.
A plataforma será nova, elétrica e modular que permitirá desenvolver desde vans compactas de dois lugares até SUVs de três fileiras.Em relação a uma arquitetura convencional, ela utiliza 20% menos peças, 25% menos fixadores e reduz em 40% o número de estações na linha de montagem, encurtando o tempo de produção em 15%. A Ford também projeta custos de uso mais baixos que os de um Tesla Model Y ao longo de cinco anos.
Um exemplo citado pelo CEO Jim Farley é o chicote elétrico, que será 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve do que o do SUV elétrico de primeira geração da marca. As baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), integradas à estrutura do veículo, ajudarão a reduzir peso e aumentar a eficiência.
O processo de montagem também será reformulado com o sistema Universal EV. No lugar da linha linear tradicional, as partes dianteira, traseira e o conjunto de bateria estrutural serão montados separadamente e depois unidos, em um formato descrito como “árvore de montagem”. Grandes peças fundidas de alumínio e kits organizados com ferramentas e componentes visam melhorar a ergonomia e a produtividade, diminuindo esforços físicos repetitivos.

Segundo dados da montadora, com esse novo estilo de montagem a fabricação da picape ficará até 40% mais rápida que os modelos atuais feitos em Louisville. Parte do tempo economizado será direcionada à automação e à produção interna de componentes, aumentando a qualidade e reduzindo custos.
A mudança gerará impactos na produção atual da fábrica, que deixará de produzir o SUV Escape e o Lincoln Corsair, abrindo espaço para a nova geração elétrica que estreia com essa picape e será expandida para outros modelos nos próximos anos.